Repository logo
 
Publication

Análise comparativa de custos de operação de autocarros urbanos

dc.contributor.advisorGonçalves, Gonçalo Nuno Antunes
dc.contributor.authorGonçalves, Joana Brandão Pires Terras
dc.date.accessioned2021-09-16T15:36:07Z
dc.date.available2021-09-16T15:36:07Z
dc.date.issued2021-07
dc.descriptionTrabalho Final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
dc.description.abstractEsta dissertação desenvolve uma análise comparativa entre os custos de operação dos diversos segmentos de frota dos autocarros de uma das principais empresas de transportes rodoviários de Lisboa, focando-se nos custos de manutenção de recondicionamento geral e de rotáveis, consumos de combustível e de óleo de motor, mas também em distâncias percorridas, taxas de avaria e taxas de imobilização. É também efetuado um balanço das emissões poluentes de Monóxido de Carbono, Hidrocarbonetos Não Queimados, Óxidos de Azoto e Partículas, e do gás com efeito de estufa Dióxido de Carbono. A informação tratada refere-se à atividade de várias tipologias de autocarros urbanos (standard, articulado, médio e mini) de duas tecnologias de propulsão, Diesel e Gás Natural Comprimido, entre os anos de 2000 e 2019. O termo de comparação utilizado, o segmento, permitiu perceber que, mesmo dentro da mesma tecnologia, os resultados obtidos não são homogéneos. A implementação de tecnologias alternativas ao Diesel poderá enfrentar problemas logísticos. Os custos de manutenção aumentam com a idade dos respetivos veículos e não são homogéneos na mesma tecnologia e na mesma tipologia. O impacto ambiental é muito influenciado pela idade dos segmentos constituintes da frota. A comparação de tecnologias de diferentes combustíveis carece de uma unidade comparável e deve ser evitada a utilização de valores absolutos. Esta dissertação oferece informação que não estava previamente organizada e que poderá ser incluída em Análises de Ciclo de Vida mais completas ou poderá servir de termo de comparação para cenários futuros da frota.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation develops a comparative analysis between the operating costs of the various segments of the bus fleet of one of the main public transportation companies of the city of Lisbon, focusing on the maintenance costs of general reconditioning and rotables, fuel and engine oil consumption, but also on travelled distances, breakdown rates and immobilization rates. It is also made a balance of the pollutant emissions of Carbon Monoxide, Non-Methane Hydrocarbons, Nitrogen Oxides and Particulate Matter, and the greenhouse gas Carbon Dioxide. The processed information refers to the activity of various types of urban buses (standard, articulated, midi and mini) of two propulsion technologies, Diesel and Compressed Natural Gas, between the years 2000 and 2019. The comparison point used, the segment, allowed the realization that, even within the same technology, the results obtained are not homogeneous. The implementation of alternative technologies to Diesel may face logistical problems. Maintenance costs increase with the age of the respective vehicles and are not homogeneous within the same technology and bus type. The environmental impact is strongly influenced by the age of the fleet segments. The comparison between different fuel technologies needs a comparable unit and the usage of absolute values should be avoided. This dissertation offers information that was not previously organized and that may be included in more complete Life Cycle Analyses or may serve as a point of comparison for future bus fleet scenarios.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGONÇALVES, Joana Brandão Pires Terras – Análise comparativa de custos de operação de autocarros urbanos. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2021. Dissertação de Mestrado.pt_PT
dc.identifier.tid202765865
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13733
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherInstituto Superior de Engenharia de Lisboapt_PT
dc.subjectTransporte público urbanopt_PT
dc.subjectModo autocarropt_PT
dc.subjectManutençãopt_PT
dc.subjectConsumospt_PT
dc.subjectEmissõespt_PT
dc.subjectTecnologia de propulsãopt_PT
dc.subjectUrban public transportationpt_PT
dc.subjectBuspt_PT
dc.subjectMaintenancept_PT
dc.subjectConsumptionpt_PT
dc.subjectEmissionspt_PT
dc.subjectPropulsion technologypt_PT
dc.titleAnálise comparativa de custos de operação de autocarros urbanospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage143pt_PT
oaire.citation.startPage1pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertacao.pdf
Size:
5.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format