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Pressão, memorização e eficácia publicitária. Para além da repetição: a criatividade como factor potencial de eficácia da comunicação publicitária

dc.contributor.authorPina, Helena Figueiredo
dc.date.accessioned2011-12-09T11:47:39Z
dc.date.available2011-12-09T11:47:39Z
dc.date.issued2006
dc.description.abstractEste artigo analisa a questão da eficácia publicitária num contexto de saturação. O reconhecimento da marca ou a recordação da publicidade associada à marca serão sempre, pelo menos, objectivos secundários de uma qualquer campanha publicitária. A eficácia surge assim associada inegavelmente à capacidade de memorização por parte do público-alvo das campanhas. Assim, parece consensual que as bases da eficácia publicitária são a memorização e a frequência publicitária no seu conjunto. Os modelos quantitativos existentes baseados em extensas bases de dados utilizados para estimar os resultados de eficácia utilizam sobretudo a relação cobertura/repetição, mas não chegam para saber qual a real eficácia do anúncio face aos objectivos junto de um determinado target. É possível aumentar a eficácia, através da criatividade, sem aumentar a pressão publicitária. Num contexto de saturação publicitária, o aumento da pressão publicitária não resultará certamente em maior eficácia. A resposta passará pelo poder da criatividade, desde logo nas estratégias do marketing e da comunicação, mas também das próprias mensagens publicitárias e na criatividade ao nível da utilização dos meios, sejam eles mais ou menos tradicionais.por
dc.identifier.citationPina, H. F. (2006). Pressão, memorização e eficácia publicitária. Para além da repetição: A criatividade como factor potencial de eficácia publicitária. Comunicação Pública, 2(3/4), 163-176. https://doi.org/10.4000/cp.8703pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.4000/cp.8703pt_PT
dc.identifier.issn1646-1479
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/840
dc.language.isoporpor
dc.publisherCPIESCSpor
dc.relation.publisherversionhttps://journals.ipl.pt/cpublica/article/view/428pt_PT
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCampanhas publicitáriaspor
dc.subjectEficácia publicitáriapor
dc.subjectSaturação publicitáriapor
dc.subjectCriatividade publicitáriapor
dc.subjectMemorizaçãopor
dc.titlePressão, memorização e eficácia publicitária. Para além da repetição: a criatividade como factor potencial de eficácia da comunicação publicitáriapor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage176por
oaire.citation.issuevol.2, nº 3/4por
oaire.citation.startPage163por
oaire.citation.titleComunicação Pública: revista multidisciplinar de comunicaçãopor
person.familyNameFigueiredo Pina
person.givenNameHelena
person.identifier.ciencia-idE61B-0C90-EFCA
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor
relation.isAuthorOfPublication4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c
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