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Conceções e práticas sobre emoções em faz-de-conta no jardim de infância

dc.contributor.advisorFalcão, Miguelpt_PT
dc.contributor.advisorAlmeida, Tiagopt_PT
dc.contributor.authorPereira, Filipa Nepomuceno Ramirez
dc.date.accessioned2016-02-05T15:45:20Z
dc.date.available2016-02-05T15:45:20Z
dc.date.issued2015-12
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Teatro na Educaçãopt_PT
dc.description.abstractAs emoções estão presentes em todos os momentos da vida de todos os seres humanos, dos mais novos aos mais velhos, e a capacidade de lidar com elas in-terfere no bem-estar de cada um. Através da investigação que está na base desta dissertação, que assumiu o formato de estudo de caso, pretendeu-se conhecer as conceções de uma educadora e as práticas concretas do seu grupo, para com-preender em que medida a brincadeira de faz-de-conta proporciona a emergência de competências emocionais de crianças entre os três e os seis anos. A educa-dora foi escolhida por conveniência num jardim de infância da rede pública do concelho de Cascais, por seguir um modelo de trabalho na área de faz-de-conta/teatro que se enquadra no paradigma da educação artística. A amostra de crianças foi definida aleatoriamente a partir do seu grupo, no ano letivo de 2014-2015. Os dados foram recolhidos através de três técnicas distintas – entrevista semies-truturada, questionário de respostas abertas e observação direta, com captação videográfica. Numa primeira fase realizou-se a entrevista e o questionário à edu-cadora, com o objetivo de compreender as suas conceções sobre as variáveis em análise (faz-de-conta e desenvolvimento emocional). Os dados recolhidos nas ob-servações realizadas em três sessões de faz-de-conta espontâneo foram transcri-tos para fichas de observação naturalista. O tratamento dos dados dos inquéritos foi realizado em conjunto através de análise de conteúdo e o das observações através de procedimento estatístico. Os resultados do estudo permitem afirmar que emergem das brincadeiras de faz-de-conta de crianças entre os três e os seis anos manifestações de competências emocionais, em particular de comportamentos pró-sociais. As competências de nomeação emocional não foram observadas. Tendo em conta o enquadramento teórico mobilizado (Fehr & Russ, 2014; Guimarães e Costa, 1996; Gottman & De-Claire, 1999; entre outros) e os resultados obtidos, fica patente a relevância do faz-de-conta enquanto prática que poderá contribuir para a promoção do bem-estar emocional de crianças entre os três e os seis anos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Emotions long last every moment throughout all human beings lifetime, from the youngest to the eldest and the ability to deal with emotions interferes with each one's wellbeing. Throughout the research which supports this study, a case study, it was intended to assess what the nursery school teacher’ concepts were as well as atual practices within the group, to apprehend engagement in pretend play as a means of activating emotional skills in children between three and six years old. The nursery school teacher was suitability chosen from a Nursery public school in Cascais, for ensuing a pretend (and dramatic) play working model which lies within the scope of the artistic education paradigm. The sample of children was randomly defined within the teacher’s group for the 2014-2015 school year. Data were collected through three dissimilar techniques - semistructured interview, open-ended questionnaire and non-participating direct observation with video cap-ture. At an initial stage the teacher was interviewed and a questionnaire was held in order to understand what her concepts were of the variables under review (Pre-tend Play and emotional development). Data was collected from the observation carried out in three spontaneous Pretend Play sessions and later transcribed into naturalistic observation files. The handling of survey data was conducted simulta-neously through content analysis and observation of statistical procedures. The results of the study show that children between three and six years old, when engaging in pretend play actively try-out emotional skills and particularly prossocial roles of life. Emotional nomination skills were not detected. Concerning the theo-retical framework (Fehr & Russ, 2014; Guimarães and Costa, 1996; Gottman & DeClaire, 1999; among others) and the results achieved, it is clear the importance of pretend play as a practice that can contribute to the promotion of emotional well-being of children between three and six years old.pt_PT
dc.identifier.citationPereira, Fi. N. (2015). Conceções e práticas sobre emoções em faz-de-conta no jardim de infância [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboapt_PT
dc.identifier.tid201344670pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5645
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFaz-de-contapt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectCompetências emocionaispt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectDesenvolvimento emocionalpt_PT
dc.subjectPretend playpt_PT
dc.subjectNursery schoolpt_PT
dc.subjectEmotional skillspt_PT
dc.subjectEmotionspt_PT
dc.subjectEmotional developmentpt_PT
dc.titleConceções e práticas sobre emoções em faz-de-conta no jardim de infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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