Repository logo
 
Publication

As estruturas de coordenação intermédia e o trabalho em equipa na escola

dc.contributor.advisorLeite, Teresapt_PT
dc.contributor.authorCarriço, Teresa do Carmo Inácio
dc.date.accessioned2020-01-10T11:33:59Z
dc.date.available2020-01-10T11:33:59Z
dc.date.issued2019-07-09
dc.descriptionDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Administração Educacionalpt_PT
dc.description.abstractCom o estudo sobre “As Estruturas de Coordenação Intermédia e o Trabalho em Equipa na Escola” pretendemos contribuir para a compreensão das formas de coordenação da ação pedagógica, no sentido de apoiar as respostas às novas orientações das políticas educativas e de promover a partilha de trabalho decorrente da atividade profissional dos professores com a consequente melhoria do serviço educativo. Neste sentido, definiram-se os seguintes objetivos: conhecer as representações dos atores das estruturas educativas sobre liderança; conhecer as condições estruturais de diferentes equipas de coordenação educativa no contexto do Agrupamento de Escolas (AE) em estudo; conhecer a organização de equipas de coordenação educativa no AE; conhecer as perspetivas dos coordenadores de diferentes equipas de coordenação educativa sobre as suas funções, no AE; caracterizar os processos e práticas de trabalho nestas equipas de coordenação educativa. Para alcançar estes objetivos partimos da visão de autores sobre modelos de orientação para a ação pedagógica na Escola e recorremos a metodologia de natureza qualitativa por permitir captar o ponto de vista dos entrevistados sobre as suas funções. Assim, realizámos um estudo de caso com recurso à análise documental do AE, à observação de duas reuniões de departamento e à análise de conteúdo efetuada a partir da aplicação de cinco entrevistas. Os resultados mostram que o AE em estudo apresenta uma atividade potenciadora do desenvolvimento profissional dos professores e que um modelo de Escola mais cooperativo deve incluir estratégias de práticas de trabalho em equipa orientadas para o conhecimento do tipo de aprendizagens, dos processos de avaliação e das prioridades de aprendizagem dos alunos. Apresentam ainda a possibilidade de se desenvolver na Escola uma cultura que fomente a investigação e a reflexão da prática pedagógica, com rotinas de trabalho em equipa que coloquem em comum o propósito das orientações para a ação, em comunidades de aprendizagem partilhada.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT With the study on "Intermediate Coordination Structures and Teamwork at School" we intend to contribute to the understanding of ways of coordinating pedagogical action, in order to support the responses to the new orientations of educational policies and to promote the sharing of work resulting from the professional activity of teachers with the consequent improvement of the educational service. In this sense, it was intended to achieve the following objectives: knowing the representations of the educational structures actors on leadership; knowing the structural conditions of different teams of educational coordination in the context of grouping schools; knowing the organization of educational coordination teams in grouping schools; knowing the perspectives of the coordinators of different educational coordination teams on their functions; characterize the work processes and practices in these teams of educational coordination. To achieve these objectives we set the vision of authors on guidance models for pedagogical action in School and we used the methodology of qualitative nature for allowing capture the point of view of the interviewees about their functions. Thus, we conducted a case study using the documentary analysis of the school grouping under study, the observation of two department meetings and the content analysis performed from the application of five interviews. The results show that the school grouping in analysis presents an activity that enhances the professional development of teachers through the accomplishment of collaborative practices, such as the preparation of joint didactic activities. Strategies are proposed for a more cooperative School organizational model that invests in the development of teamwork practices oriented to the knowledge of the type of learning, assessment processes and students' learning priorities. It is expected that the School fosters a research culture and reflection of pedagogical action, with teamwork routines placing in common the purpose of the guidelines for professional action in shared learning communities.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCarriço, T. C. C. (2019). As estruturas de coordenação intermédia e o trabalho em equipa na escola (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/10969pt_PT
dc.identifier.tid202257819
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10969
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTrabalho em equipapt_PT
dc.subjectCoordenaçãopt_PT
dc.subjectLiderançapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectMelhoria da escolapt_PT
dc.subjectTeamworkpt_PT
dc.subjectCoordinationpt_PT
dc.subjectLeadershippt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.subjectImprovement of the Schoolpt_PT
dc.titleAs estruturas de coordenação intermédia e o trabalho em equipa na escolapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameAdministração Educacional

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Teresa Carriço- dissertação - v final-1-enviada prof. T. Leite.pdf
Size:
2.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: