Repository logo
 
Publication

O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem

dc.contributor.authorGaspar, Inês Dinis
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2020-07-07T11:04:06Z
dc.date.available2020-07-07T11:04:06Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractO artigo apresenta uma investigação sobre o impacto dos jogos matemáticos na predisposição dos alunos para a Matemática e na compreensão dos conteúdos desta disciplina, realizada em 2015, com uma turma de 24 alunos do 3.º ano, no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada. No presente artigo, é analisada somente uma parte do objeto de estudo: a influência dos jogos na predisposição para a Matemática. Para o efeito, implementou-se a rotina “Jogos Matemáticos”, tendo os alunos realizado diferentes jogos de regras, relacionados com os conteúdos lecionados,que implicavam estratégias de cálculo mental. Foi analisada a sua atitude durante os jogos através de grelhas de registo e comparadas as respostas a um questionário de avaliação da predisposição para a Matemática, aplicado antes e no final do período de intervenção. Foram estudados os seus registos durante os jogos e as suas respostas aos questionários de avaliação de cada jogo e ao questionário de apreciação global dos jogos realizados. Adicionalmente, realizaram-se notas de campo e entrevistas informais a cinco alunos diagnosticados com uma baixa predisposição para a Matemática. Concluiu-se que, apesar de os jogos matemáticos não terem melhorado significativamente a predisposição dos cinco alunos para a Matemática, a turma reconheceu que contribuíram para um maior interesse por esta disciplina, tendo-se verificado a sua contribuição para a consolidação dos conteúdos lecionados, no desenvolvimento do cálculo mental e da cooperação.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGaspar, I., Rodrigues, M. (2017) O contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagem in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (222-236) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.identifier.issn978-989-8912-00-8
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12016
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2018/3oeme_atas_compressed.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectJogos matemáticospt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectAprendizagem matemáticapt_PT
dc.titleO contributo dos jogos para a predisposição dos alunos para a Matemática e na sua aprendizagempt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage236pt_PT
oaire.citation.startPage222pt_PT
oaire.citation.titleAtas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O contributo dos jogos para apredisposição dos alunos para aMatemática e na sua aprendizagem3oeme_atas.pdf
Size:
257.71 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections