Repository logo
 
Publication

Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner

dc.contributor.advisorMcKenzie, Siphiwe
dc.contributor.authorBrito, Inês Constança de
dc.date.accessioned2021-12-20T17:46:56Z
dc.date.available2021-12-20T17:46:56Z
dc.date.issued2021-10-18
dc.descriptionRelatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme o Decreto-Lei nº107/208 de 25 de Junho.pt_PT
dc.description.abstractAs cantoras de ópera que cantam repertório italiano e alemão dos séculos XIX e XX precisam de se adaptar vocalmente para serem fiéis ao espírito dos compositores. Cada vez mais, cantores de ópera e conservatórios internacionais de canto, consideram o Bel Canto como a referência técnica para o ensino do canto. Porém, uma cantora que canta Verdi canta Wagner de maneira bastante diferente, embora este repertório possa estar dentro da sua Fach. No contexto de performance, este projeto analisa essas adaptações vocais de sopranos dramáticos. Em primeiro lugar, procedeu-se a uma análise bibliográfica comparativa das escolas de canto italianas e alemãs, apesar das fontes serem limitadas e frequentemente baseadas na pesquisa de Richard Miller. Em seguida, a par da análise percetual fez-se uma análise física através da audição de gravações e pesquisa espectral do canto gravado no referido repertório. O objetivo foi descobrir se existem diferenças de técnica quando as cantoras cantam a vogal |a|, e no caso de existirem, quais as suas adaptações em ambos repertórios, assim como, se estas diferenças são visíveis na intensidade dos harmónicos, nas mudanças de registro e no vibrato. Estudos anteriores identificaram as relações entre os formantes (as ressonâncias do trato vocal) e os harmónicos no canto lírico dos sopranos, sendo a mais comum o acoplamento de F1/H1 (o do primeiro formante com o primeiro harmónico). Este fenómeno é também conhecido como o timbre whoop (que ocorre quando o harmónico mais baixo, ou o tom cantado, corresponde à primeira ressonância). Partindo desses estudos já conhecidos, esta pesquisa analisa o espectro cantado em 12 gravações de Verdi e Wagner de 6 sopranos dramáticos diferentes, para descobrirmos as estratégias de ressonância e técnicas utilizadas. Foram encontradas adaptações vocais significativas no que diz respeito aos harmónicos, mudanças de registro e vibrato, quando as soprano cantam os dois repertórios diferentes.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Opera singers who sing Italian and German repertoire from the 19th and 20th centuries, need to vocally adapt to follow the spirit of the composers. More and more, opera singers and international conservatories consider Bel Canto as the vocal technique of reference for teaching singing. However, a soprano who sings Verdi sings Wagner differently, although having both these repertoires within her Fach. In the context of performance, this project consists of the analysis of vocal adaptations made by Spinto and Dramatic Sopranos when singing different repertoires. The first phase of this analysis involved collecting a comparative bibliographic research of Italian and German schools of singing. The sources on this subject are limited and often based on Richard Miller’s research (a noted voice specialist). The second phase of this study involved a perceptual analysis of listening to recordings, as well as a physical observation of the sung spectrum of repertoire. The objective was to find out if there are differences heard when using contrasting vocal techniques when singers sing vowel |a| and its modifications in one or the other repertoire. Moreover, if these differences are visible in physical parameters such as the intensity of harmonics, changes in vocal registers, and vibrato. Previous studies have identified specific characteristics in the relationship between formants (the resonances of the vocal tract) and harmonics for classical/operatic singing. One of the most important is the F1/H1, the coupling of the first formant with the first harmonic, also called the whoop timbre (which occurs when the lowest harmonic, or sung pitch matches the first resonance). Departing from these known studies, this research performed a spectrum analysis of 12 Verdi and Wagner recordings taken from 6 different sopranos, in order to find their technical resonance strategies. Significant vocal adaptations in harmonics, register changes and vibrato were found when the sopranos sang the two contrasting repertoires.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202810003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14075
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectÓperapt_PT
dc.subjectVerdipt_PT
dc.subjectWagnerpt_PT
dc.subjectTécnica vocalpt_PT
dc.subjectFormantespt_PT
dc.subjectHarmónicospt_PT
dc.subjectVibratopt_PT
dc.subjectVoceVista Video Propt_PT
dc.subjectOperapt_PT
dc.subjectVocal techniquept_PT
dc.subjectFormantspt_PT
dc.subjectHarmonicspt_PT
dc.titleArtistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagnerpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleArtistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagnerpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Projecto Artístico - Inês Brito.pdf
Size:
8.94 MB
Format:
Adobe Portable Document Format