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Rótulos ambientais e sociais no mercado português de produtos de grande consumo: produtos de alimentação e bebidas

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Os rótulos ambientais e sociais visam certificar determinado produto ou serviço quanto ao seu impacto ambiental e social, cumprindo um conjunto de requisitos sustentáveis na sua produção. O objetivo do rótulo é informar o consumidor desses mesmos requisitos e também diferenciá-lo de produtos semelhantes que não utilizam as mesmas práticas. O principal objetivo da dissertação será compreender a importância dos rótulos ambientais e sociais para a competitividade dos produtos junto dos consumidores. Para tal, a abordagem seguirá uma metodologia mista. Será utilizada uma metodologia quantitativa através de um inquérito direcionado para o consumidor com o intuito de compreender se o consumidor se encontra informado em relação aos rótulos ambientais e se essa mesma informação tem ou não influência no ato da sua compra, bem como uma metodologia qualitativa. Nesta última, será efetuada uma entrevista à Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED) de modo a compreender se a preocupação com o respeito ambiental está presente nas empresas de distribuição e se o seu modo de funcionamento se alterou, nomeadamente com a presença de rótulos nos seus produtos comercializados. Com a elaboração desta dissertação, foi possível concluir que os consumidores se encontram cada vez mais motivados a alterar os seus hábitos de consumo, procurando produtos com rótulos ambientais, bem como as empresas de distribuição se encontram mais atentas em querer passar uma informação correta aos consumidores e adotar medidas mais sustentáveis nas suas práticas de negócio.
Environmental and social labels aim to certify a given product or service in terms of its environmental and social impact, fulfilling a set of sustainable requirements in its production. The aim of the label is to inform the consumer of these requirements and also to differentiate it from similar products that do not use the same practices. The main aim of the dissertation will be to understand the importance of environmental and social labels for the competitiveness of products with consumers. To this end, the approach will follow a mixed methodology. A quantitative methodology will be used through a consumer survey to understand whether consumers are informed about environmental labels and whether or not this information influences their purchasing decisions, as well as a qualitative methodology. In the latter, APED will be interviewed in order to understand whether concern for the environment is present in distribution companies and whether the way they operate has changed, namely with the presence of labels on their marketed products. As a result of this dissertation, it was possible to conclude that consumers are increasingly motivated to change their consumption habits, looking for products with environmental labels, and that distribution companies are more attentive in wanting to pass on correct information to consumers and adopt more sustainable measures in their operations.

Description

Mestrado em Controlo de Gestão e Avaliação de Desempenho

Keywords

Rótulos ambientais e sociais Impacto ambiental Comportamento de compra dos consumidores Empresas de distribuição Environmental and social labels Environmental impact Consumer purchasing behavior Distribution companies

Citation

Matias, R. F. (2024) Rótulos ambientais e sociais no mercado português de produtos de grande consumo - produtos de alimentação e bebidas. [Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

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