Publication
Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender
dc.contributor.author | Cardoso, Adriana | |
dc.contributor.author | Almeida, António | |
dc.contributor.author | Gonçalves, Carolina | |
dc.contributor.author | Pereira, Susana | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.contributor.author | Silva, Encarnação | |
dc.date.accessioned | 2023-02-01T11:04:39Z | |
dc.date.available | 2023-02-01T11:04:39Z | |
dc.date.issued | 2022 | |
dc.description.abstract | Neste capítulo, discutem-se princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais que promovam situações de aprendizagem inovadoras. Neste âmbito, destacam-se: (i) a criação de contextos significativos para a aprendizagem; (ii) a integração curricular; (iii) a implementação de um desenho instrucional de base construtivista; (iv) a promoção da autonomia do aluno; (v) a promoção do envolvimento e da motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Estes princípios são mobilizados, no presente capítulo, na análise de um recurso educativo digital concreto (Cozinhar a Aprender), que visa promover o desenvolvimento integrado de competências (Português, Matemática, Estudo do Meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da exploração do género textual receita culinária. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Cardoso, A., Almeida, A., Gonçalves, C., Pereira, S., Rodrigues, M., Silva, E. (2022). Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 60-82). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.159 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.159 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-18-3 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/15451 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa | pt_PT |
dc.relation | IPL/2019/COZI_AP_ESELx | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Integração curricular | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Educação digital | pt_PT |
dc.subject | Tecnologias informação | pt_PT |
dc.subject | Recurso educativo digital | pt_PT |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.subject | IPL/2019/COZI_AP_ESELx | pt_PT |
dc.title | Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 82 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 60 | pt_PT |
oaire.citation.title | Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico | pt_PT |
person.familyName | Cardoso | |
person.familyName | Almeida | |
person.familyName | Gonçalves | |
person.familyName | Pereira | |
person.familyName | Rodrigues | |
person.familyName | Mártires da Silva | |
person.givenName | Adriana | |
person.givenName | António | |
person.givenName | Carolina | |
person.givenName | Susana | |
person.givenName | Margarida | |
person.givenName | Maria da Encarnação | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | DB12-806E-BF8E | |
person.identifier.ciencia-id | E51C-4A5B-8C8A | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3551-0740 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3594-1324 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3176-2601 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-4278-8129 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9490-7700 | |
person.identifier.scopus-author-id | 47561208400 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57212518665 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 3a2df282-b948-491a-a82c-36146974cb6a | |
relation.isAuthorOfPublication | 6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79 | |
relation.isAuthorOfPublication | bcb39167-0158-4660-9074-6ad36e3e6591 | |
relation.isAuthorOfPublication | 68cdd395-91d0-4c95-8637-d04bc5e4a4e9 | |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication | 51d5048e-31b7-495c-b365-cec0a1df9d57 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 60_Princípios pedagógico-didáticospara a conceção de recursoseducativos digitaisE-book_vfinal_jan2vf.pdf
- Size:
- 932.03 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: