Publication
A palavra do corpo em João Mota: um estudo sobre a presença, o corpo e a palavra nos espetáculos "Cyrano de Bergerac" e "Play Strindberg"
dc.contributor.advisor | Aprea, Ciro | |
dc.contributor.author | Vaz, Fábio Manuel Nóbrega | |
dc.date.accessioned | 2016-01-19T12:39:38Z | |
dc.date.available | 2016-01-19T12:39:38Z | |
dc.date.issued | 2016-01-14 | |
dc.description | Dissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Artes Performativas - especialização em Interpretação | pt_PT |
dc.description.abstract | Ao explorar o tema da “palavra do corpo” estou a fazer uma investigação sobre a presença do ator, sobre o corpo do ator em cena e sobre a complexidade da sua atuação. Ao estudar o processo de criação de João Mota, participando enquanto assistente de encenação em dois processos criativos de sua autoria: Cyrano de Bergerac e Play Strindberg, tentei esclarecer de que modo o corpo do ator pode comunicar em cena. Procurei, pois, perceber qual é o lugar do corpo num espetáculo sustentado pela palavra e quais os aspetos do trabalho de João Mota que se aproximam das definições de “palavra do corpo”, nome que dei a uma particular qualidade de presença, uma capacidade de tornar possível a comunicação teatral através duma fusão entre o corpo, a voz e o imaginário. | pt_PT |
dc.description.abstract | ABSTRACT - By exploring the theme of the “body’s word” I am investigating the actor’s presence, the actor’s body while on stage and the complexity of his performance. By studying João Mota’s process of creation, in which I participated as an assistant director, both in Cyrano de Bergerac and Play Strindberg, I have tried to clarify the subject of how the actor’s body can communicate while on stage. I have, thus, searched to understand the body’s place in a show which is mostly sustained by the spoken word and which aspects of João Mota’s work come close to the definitions of the “body’s word” – the name which I have given to a particular quality of presence, a capacity of making theatrical communication possible through a fusion of body, voice and imagination. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201008114 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/5570 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema | pt_PT |
dc.subject | Teatro | pt_PT |
dc.subject | Dança | pt_PT |
dc.subject | Palavra | pt_PT |
dc.subject | Corpo | pt_PT |
dc.subject | Acção | pt_PT |
dc.subject | João Mota | pt_PT |
dc.subject | Cyrano de Bergerac | pt_PT |
dc.subject | Play Strindberg | pt_PT |
dc.subject | Theatre | pt_PT |
dc.subject | Dance | pt_PT |
dc.subject | Word | pt_PT |
dc.subject | Body | pt_PT |
dc.subject | Action | pt_PT |
dc.title | A palavra do corpo em João Mota: um estudo sobre a presença, o corpo e a palavra nos espetáculos "Cyrano de Bergerac" e "Play Strindberg" | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Amadora | pt_PT |
oaire.citation.title | A palavra do corpo em João Mota : um estudo sobre a presença, o corpo e a palavra nos espetáculos "Cyrano de Bergerac" e "Play Strindberg" | pt_PT |
rcaap.rights | restrictedAccess | |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Tese_fabio.pdf
- Size:
- 823.17 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format