Repository logo
 
Publication

A palavra do corpo em João Mota: um estudo sobre a presença, o corpo e a palavra nos espetáculos "Cyrano de Bergerac" e "Play Strindberg"

dc.contributor.advisorAprea, Ciro
dc.contributor.authorVaz, Fábio Manuel Nóbrega
dc.date.accessioned2016-01-19T12:39:38Z
dc.date.available2016-01-19T12:39:38Z
dc.date.issued2016-01-14
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Artes Performativas - especialização em Interpretaçãopt_PT
dc.description.abstractAo explorar o tema da “palavra do corpo” estou a fazer uma investigação sobre a presença do ator, sobre o corpo do ator em cena e sobre a complexidade da sua atuação. Ao estudar o processo de criação de João Mota, participando enquanto assistente de encenação em dois processos criativos de sua autoria: Cyrano de Bergerac e Play Strindberg, tentei esclarecer de que modo o corpo do ator pode comunicar em cena. Procurei, pois, perceber qual é o lugar do corpo num espetáculo sustentado pela palavra e quais os aspetos do trabalho de João Mota que se aproximam das definições de “palavra do corpo”, nome que dei a uma particular qualidade de presença, uma capacidade de tornar possível a comunicação teatral através duma fusão entre o corpo, a voz e o imaginário.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - By exploring the theme of the “body’s word” I am investigating the actor’s presence, the actor’s body while on stage and the complexity of his performance. By studying João Mota’s process of creation, in which I participated as an assistant director, both in Cyrano de Bergerac and Play Strindberg, I have tried to clarify the subject of how the actor’s body can communicate while on stage. I have, thus, searched to understand the body’s place in a show which is mostly sustained by the spoken word and which aspects of João Mota’s work come close to the definitions of the “body’s word” – the name which I have given to a particular quality of presence, a capacity of making theatrical communication possible through a fusion of body, voice and imagination.pt_PT
dc.identifier.tid201008114
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5570
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinemapt_PT
dc.subjectTeatropt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectPalavrapt_PT
dc.subjectCorpopt_PT
dc.subjectAcçãopt_PT
dc.subjectJoão Motapt_PT
dc.subjectCyrano de Bergeracpt_PT
dc.subjectPlay Strindbergpt_PT
dc.subjectTheatrept_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectWordpt_PT
dc.subjectBodypt_PT
dc.subjectActionpt_PT
dc.titleA palavra do corpo em João Mota: um estudo sobre a presença, o corpo e a palavra nos espetáculos "Cyrano de Bergerac" e "Play Strindberg"pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceAmadorapt_PT
oaire.citation.titleA palavra do corpo em João Mota : um estudo sobre a presença, o corpo e a palavra nos espetáculos "Cyrano de Bergerac" e "Play Strindberg"pt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccess
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Tese_fabio.pdf
Size:
823.17 KB
Format:
Adobe Portable Document Format