Repository logo
 
Publication

Utilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógica

dc.contributor.advisorPinheiro, Ricardo
dc.contributor.authorVieira, José Miguel Gil Abreu
dc.date.accessioned2021-09-10T09:24:11Z
dc.date.available2021-09-10T09:24:11Z
dc.date.issued2020-10-07
dc.descriptionRelatório Final do Estágio do Ensino Especializado, apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa, do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Ensino da Música, conforme Decreto-Lei nº 79/2014, de 14 de maio.pt_PT
dc.description.abstractResumo I - Desenvolvido no âmbito da Unidade Curricular de Estágio de Ensino Especializado, o presente Estágio foi realizado em modalidade de observação na esfera da classe de Guitarra Jazz do professor João Firmino, no CPIJ da EACMC, no ano letivo de 2019/2020. O trabalho é constituído, numa primeira metade, pela caracterização do funcionamento da escola, tendo-se utilizado principalmente o Projeto Educativo como fonte informativa. Na segunda metade, procede-se à caracterização dos alunos observados, aulas observadas e lecionadas. Nesta, está também patente a adaptação do funcionamento da prática pedagógica, decorrente da situação de confinamento social resultante do estado de emergência iniciado no mês de março de 2020. Descrevem-se igualmente as técnicas pedagógicas desenvolvidas através da utilização de métodos alternativos à prática habitual, e apresenta-se uma reflexão final.pt_PT
dc.description.abstractResumo do Projeto de Investigação - Este trabalho de investigação consiste na apresentação de uma proposta pedagógica que possa ser integrada no Curso Profissional de Instrumentista de Jazz, no âmbito do ensino secundário profissional em Portugal. Tem por objetivo a inclusão de repertório composto por músicos de Jazz Portugueses, por forma a que este possa servir como veículo de aprendizagem e desenvolvimento de competências musicais. Apresenta-se uma análise teórica sobre os canais diaspóricos do Jazz, conceito de Glocalização, Repertório como veículo de aprendizagem no Jazz e suas características; caracteriza-se o repertório de Jazz Europeu, assim como os elementos que definem as tópicas de Portugalidade na música; aprofunda-se a discussão em torno do discurso hegemónico Americano no âmbito das narrativas históricas sobre Jazz e, por fim, apresenta-se um programa modular visando a aplicação de uma obra musical selecionada a cada semestre do Curso Profissional.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - Developed within the scope of the Specialized Teaching Internship Course, the present internship was carried out in observation mode within the scope of the Jazz Guitar class of professor João Firmino, at the EACMC’s CPIJ, in the present academic year 2019/2020. The present work is constituted, in a first half, by the characterization of the functioning of the school, having mainly used the educational project as an informative source. In the second half, proceeded to the characterization of the observed students, observed and taught classes. In this one, the adaptation of the functioning of the pedagogical practice is also evident, resulting from the situation of social confinement resulting from the state of emergency started in March 2020. The pedagogical techniques developed through the use of alternative methods to the usual practice are also described, and a final reflection is presented.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - This research work consists of the presentation of a pedagogical proposal that can be integrated in the Professional Course of Jazz Instrumentalist, within the scope of professional secondary education in Portugal. It aims to include a repertoire composed of Portuguese Jazz musicians, so that it can serve as a vehicle for learning and developing musical skills. A theoretical analysis of the diasporic channels of Jazz is presented, the concept of Glocalization, Repertoire as a vehicle for learning in Jazz and its characteristics; the European Jazz repertoire is characterized, as well as the elements that define the topics of Portugality in music; the discussion around the American hegemonic discourse is deepened in the context of historical narratives about Jazz and, finally, a modular program is presented aiming at the application of a selected musical work each semester of the Professional Course.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202645835
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13702
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectGlocalizaçãopt_PT
dc.subjectDiásporapt_PT
dc.subjectRepertóriopt_PT
dc.subjectCompetênciaspt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectJazzpt_PT
dc.subjectGlocalizationpt_PT
dc.subjectDiasporapt_PT
dc.subjectRepertoirept_PT
dc.subjectSkillspt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.titleUtilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleUtilização de repertório português como veículo de aprendizagem formal no ensino profissional de jazz: uma proposta pedagógicapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatorio de Estagio - Jose Vieira versao final.pdf
Size:
5.71 MB
Format:
Adobe Portable Document Format