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O papel do teatro na desopressão do olhar em relação a pessoas com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem

dc.contributor.advisorRosa, Armando Nascimento
dc.contributor.authorVideira, Maria Amélia da Cruz Lobo
dc.date.accessioned2012-06-21T13:31:45Z
dc.date.available2012-06-21T13:31:45Z
dc.date.issued2011-11-04
dc.descriptionDissertação submetida à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro - especialização em Teatro e Comunidade.
dc.description.abstractNeste trabalho é abordada a permanência da autora na CERCICA (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Cascais) durante doze anos, onde criou e implementou um curso de Formação Profissional em Teatro e Animação, para pessoas com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagem. Por não possuir conhecimentos específicos sobre esta matéria, serviu-se da sua experiência profissional e do seu percurso de vida para a sua criação e implementação, os quais relata no sentido de tornar compreensíveis as acções desenvolvidas posteriormente. Dado existirem ainda muitos preconceitos em relação à deficiência, procura dar a conhecer um pouco do que é esse universo, e desdramatizar medos que levem à rejeição e ao afastamento. É igualmente abordada a necessidade de não restringir os direitos do deficiente ao direito à diferença, mas abrir esse olhar para uma consciência abrangente, que inclua o reconhecimento das semelhanças, assim como a compreensão de que as margens alimentam as regras, transformando-as.por
dc.description.abstractABSTRACT - Dans cet ouvrage il est abordé la permanence de l’auteur à la CERCICA (Coopérative pour l’Éducation et Réhabilitation du Citoyen Inadapté de Cascais) pendant douze ans, où elle a créé et développée une Formation Professional en Théâtre et Animation pour des personnes en situation d’handicap intellectuel et de difficulté d’apprentissage. Par manque de connaissances spécifiques sur cette matière, l’auteur s’est servi de son expérience professionnelle e de son parcours de vie, lesquels elle donne à partager aux lecteurs dans le sens de rendre compréhensibles les actions développées postérieurement. Une fois qu’il existe beaucoup de préjugés par rapport à l’handicap, il est très important de faire connaître un peu cet univers et dédramatiser les peurs qui amènent à la rejection et à l’éloignement. Aussi il est abordé le besoin de ne pas limiter les droits de la personne handicapé aux droits à la différence, mais ouvrir ce regard sur la reconnaissance des similitudes aussi bien que sur la compréhension que la marge nourri la norme et la transforme.
dc.identifier.tid201010682
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1621
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyes
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectTeatropor
dc.subjectDeficiênciapor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectSemelhançaspor
dc.subjectTheatre
dc.subjectTraining
dc.subjectEducation
dc.subjectSimilarities
dc.subjectDisability
dc.titleO papel do teatro na desopressão do olhar em relação a pessoas com deficiência intelectual e dificuldades de aprendizagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

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