Repository logo
 
Publication

O corpo feminino como incentivo publicitário

dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.date.accessioned2021-02-25T12:57:19Z
dc.date.available2021-02-25T12:57:19Z
dc.date.issued2010-03
dc.description.abstractA História Humana, particularmente a História da Arte, tem demonstrado que não é tanto o nu com a sua natural evidência anatómica que atrai a atenção do espectador, mas o corpo seminu, ou que aparenta despir-se, já que este acto tem a capacidade de seduzir. Aliás, neste último modo é o comportamento em si que é susceptível de ser mais erótico do que a presença de um corpo nu. Veja-se, por exemplo, o aumento do número de espaços nocturnos que oferecem espectáculos de strip tease feminino ou masculino, cujo objectivo é aflorar as fantasias e os desejos sexuais de um indivíduo. A presença do nu na publicidade, assim como a própria seminudez nos vários sentidos aqui analisados, está associado, por um lado, a propósitos sedutores e sensuais e, por outro, à própria sexualidade. Não devemos, todavia, esquecer que a tardia aplicação do nu na publicidade se deve a um conjunto de preconceitos relacionados com a ética, a cultura e principalmente com o pudor, sem esquecermos a censura. Nesta comunicação pretendemos apresentar alguns aspectos de um estudo que efetuei sobre a nudez e a seminudez na publicidade, partindo do principio que a publicidade reflecte a sociedade nos seus vários aspectos, sem nunca a eles se antecipar.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationVeríssimo, J. (2010, março). O corpo feminino como incentivo publicitário. [Comunicação oral]. XIV jornadas de Comunicação, Instituto Politécnico de Portalegre, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12958
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Portalegrept_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectApropriação do corpopt_PT
dc.subjectTendênciaspt_PT
dc.subjectModapt_PT
dc.titleO corpo feminino como incentivo publicitáriopt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceInstituto Politécnico de Portalegre, Portugalpt_PT
oaire.citation.titleXIV jornadas de Comunicaçãopt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Resumo_Comunicacao_O corpo feminino como incentivo publicitario.pdf
Size:
320.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format