Repository logo
 
Publication

Programa de iniciação no ensino do contrabaixo, no 1.º ciclo do ensino básico: orientações e metas

dc.contributor.advisorRêgo, Manuel Luís
dc.contributor.authorCosta, Carlos Miguel Amorim da
dc.date.accessioned2018-10-30T14:31:23Z
dc.date.available2018-10-30T14:31:23Z
dc.date.issued2018-08
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino de Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - O presente trabalho relata o Estágio do Ensino Especializado realizado no ano letivo 2017/2018 na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional e na Escola Básica Luís António Verney. Nele é possível encontrar as várias informações acerca do decorrer deste estágio. Sendo que este relatório está dividido em duas partes, a primeira apresenta todos os conteúdos referentes à Prática Pedagógica expostos em sete capítulos, e a segunda expõe o trabalho de investigação cientifica. A organização da primeira secção está estruturada da seguinte forma: introdução, âmbito e objetivos, caracterização das escolas, práticas pedagógicas desenvolvidas, programa de estudos e descrição da prática pedagógica e por último a reflexão sobre a prática pedagógica. Assim, esta parte é uma compilação das informações obtidas por mim ao longo deste ano letivo, informações que provém quer dos Projetos Educativos, professores cooperantes e experiências pessoais.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - A segunda parte deste trabalho é dedicada à investigação e tem como propósito definir as orientações e metas para o curso de iniciação de contrabaixo, no 1.º ciclo do ensino básico, da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, mais concretamente definir o plano curricular do curso. Os resultados obtidos permitem que a comunidade de docentes ligados ao ensino do contrabaixo, obtenha um guia para a estruturação do curso de iniciação. Através da elaboração do questionário, ficou demonstrado a concordância entre os professores inquiridos que deve haver um plano curricular dedicado a este curso. Esta pesquisa abrange assim vários aspetos que se consideram fulcrais para a elaboração de um plano curricular, havendo por isso a preocupação na caracterização do público alvo, a criança, e também questões ligadas à pedagogia. A apresentação da planificação do curso é apoiada na literatura existente para o instrumento, nomeadamente livros/métodos dedicados à iniciação.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - The present work reports the Specialized Teaching Stage held in the 2017/2018 academic year at Escola Artística de Música do Conservatório Nacional and at Escola Básica Luís António Verney. In this work its possible find the various information about the course of this internship. This report is divided into two parts, the first presents all the contents related to the Pedagogical Practice presented in seven chapters, and the second presents the scientific research work. The organization of the first section is structured as follows: introduction, scope and goals, characterization of schools, pedagogical practices developed, study program and description of pedagogical practice and finally reflection on pedagogical practice. This part is a compilation of the information I have obtained throughout this school year, information that comes from Educational Projects, cooperating teachers and personal experiences.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - The second part of this work is dedicated to research and aims to define the guidelines and goals for the course of initiation of double bass, in the 1st cycle of basic education, of the Escola de Música do Conservatório Nacional, more specifically define the curricular plan of course. The obtained results allow the community of teachers linked to the teaching of the double bass, get a guide for the structuring of the initiation course. Through the elaboration of the questionnaire, it was demonstrated the agreement among the teachers interviewed that there should be a curricular plan dedicated to this course. This research encompasses several aspects that are considered central to the elaboration of a curriculum, so there is concern in the characterization of the target audience, the child, as well as issues related to pedagogy. The exposition of course planning is supported by existing literature for the instrument, namely books / methods dedicated to initiation.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201987295
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8985
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectContrabaixopt_PT
dc.subjectIniciaçãopt_PT
dc.subjectPlano curricularpt_PT
dc.subjectEscola Artística de Música do Conservatório Nacionalpt_PT
dc.subject1.º ciclopt_PT
dc.subjectPedagogiapt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectDouble basspt_PT
dc.subjectInitiationpt_PT
dc.subjectCurriculum planpt_PT
dc.subjectPedagogypt_PT
dc.subject1st cyclept_PT
dc.subjectChildrenpt_PT
dc.titlePrograma de iniciação no ensino do contrabaixo, no 1.º ciclo do ensino básico: orientações e metaspt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titlePrograma de Iniciação no ensino do contrabaixo, no 1.º ciclo do ensino básico: orientações e metaspt_PT
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Relatório de Estágio 19-10-18.pdf
Size:
8.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: