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Advisor(s)
Abstract(s)
Os indivíduos com limitações acentuadas em termos motores/cognitivos/sensoriais
tem muito menos oportunidades de interagir sobre o ambiente envolvente do que quem não sofre estas limitações. O mundo que nos rodeia, não está de forma alguma “pensado” para pessoas com limitações acentuadas.
Na Era da Informação e da comunicação que vivemos actualmente, a utilização das
TIC tornou-se uma competência fundamental para a vida de uma pessoa de forma
integrada nesta sociedade.
Se para quem não sofre de acentuadas limitações é absolutamente necessário possuir
estas competências TIC, para o público com limitações acentuadas as TIC podem
constituir uma oportunidade única para poder interagir, comunicar e conhecer melhor o
mundo envolvente.
Neste sentido, foi realizado um estudo com o intuito de tentar perceber quais as
características que um Centro de Recursos de Inclusão Digital possuí, para responder
a pessoas com necessidades educativas individuais de carácter permanente.
Procurou-se ainda compreender o seu funcionamento como um todo, tentando
detectar os pontos fortes e os pontos fracos do referido centro.
Este estudo assenta na percepção de técnicos inquiridos (envolvidos em actividades
do Centro de Recursos), relativamente aos benefícios e constrangimentos na
intervenção educativa dos clientes que acompanham.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Inclusão digital Tecnologias da Informação e da Comunicação
