Repository logo
 
Publication

O Investigador Libertino e a Infância como Indeterminado: a escrita científica enquanto ethos inventivo em duas propostas de autorreflexão e desterritorialização do sujeito escolar

dc.contributor.authorVallera, Tomás
dc.contributor.authorAlmeida, Tiago
dc.date.accessioned2021-12-02T09:16:22Z
dc.date.available2021-12-02T09:16:22Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractEste artigo encena um diálogo metodológico entre dois projetos de investigação em curso: O investigador libertino – A pesquisa como exercício de exteriorização do pensamento e de transformação da vida e Educação da infância como rito de iniciação – Essência, método e arquétipo. Com base no princípio de que a conversa sobre o conteúdo de uma pesquisa é inseparável da reflexão sobre a construção do seu objeto, e de que é no encontro com o outro que se descentraliza, amplifica e relança o pensamento para lugares antes impensáveis, propõe-se o cotejo de dois trajetos de investigação que, de modos distintos mas através de conceitos comuns (incapturável ou indeterminado; agenciamento e devir), defendem a uma só voz a escrita científica na área das Humanidades como possibilidade de aceder a um ethos inventivo, de exercer a autorreflexão e de deslocar o investigador em relação à sua condição de sujeito escolar. O libertino e a criança cumprem, aqui, a função de espelhar o lugar vulnerável e potente do investigador, figura que oscila entre um dispositivo que o captura e determina e um espaço indeterminado onde se experimenta a possibilidade de articular o que a escola historicamente separa: o estar-a-ser e o estar-a-fazer, a vida e o pensamento.pt_PT
dc.description.abstractThis article is a methodological dialogue between two on-going research projects: The libertine researcher - Inquiry as an exercise in the exteriorisation of thought processes and the transformation of life and The education of children as an initiation rite - Essence, method and archetype. Based on the notion that discussing the contents of a research project is inextricable from reflecting on the construction of the object of study itself; and on the idea that it is by encountering the other that one can decentralise, amplify and redirect one's thought processes towards the unforeseen, we propose an exchange between two research itineraries linked by a common conceptual framework (elusive or indeterminate; assemblage and becoming). Both inquiries promote the idea of scientific writing in the Humanities as a possibility to access an inventive ethos, to exercise self-reflection and dislodge the researcher from his condition as a school subject. The libertine and the child are used to display the fragile and potent condition of the researcher, a figure who oscillates between an apparatus that captures and defines him, and an undetermined space where he may experience the potentiality of uniting that which schooling has historically separated: being and invention, life and thinking. © 2021 Curriculo sem Fronteiras. All rights reserved.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationVallera, T., & Almeida, T. (2021). O investigador libertino e a infância como indeterminado: A escrita científica enquanto ethos inventivo em duas propostas de autorreflexão e desterritorialização do sujeito escolar. Curriculo Sem Fronteiras, 21(2), 497-522. doi:10.35786/1645-1384.v21.n2.4pt_PT
dc.identifier.doi10.35786/1645-1384.v21.n2.4pt_PT
dc.identifier.issn1645-1384
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14036
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://curriculosemfronteiras.org/vol21iss2articles/vallera-almeida.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectEscrita académicapt_PT
dc.subjectInventividadept_PT
dc.subjectLibertinopt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectResearchpt_PT
dc.subjectAcademic writingpt_PT
dc.subjectInventivenesspt_PT
dc.subjectLibertinept_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.titleO Investigador Libertino e a Infância como Indeterminado: a escrita científica enquanto ethos inventivo em duas propostas de autorreflexão e desterritorialização do sujeito escolarpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage522pt_PT
oaire.citation.startPage497pt_PT
oaire.citation.titleCurriculo sem Fronteiraspt_PT
oaire.citation.volume21pt_PT
person.familyNameVallera
person.familyNameAlmeida
person.givenNameTomás
person.givenNameTiago
person.identifier.ciencia-id2A11-B864-D3CC
person.identifier.orcid0000-0002-4636-0015
person.identifier.orcid0000-0002-3557-0623
person.identifier.ridE-4956-2011
person.identifier.scopus-author-id25924238600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa720e46e-afce-4fb5-9574-5618ef3dcffd
relation.isAuthorOfPublication132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery132193af-afed-498d-a7f5-dc49fe7a89e2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
vallera-almeida.pdf
Size:
459.76 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections