Publication
A influência dos instrumentos reguladores na gestão e resolução de conflitos no jardim de infância
dc.contributor.author | Pereira, Sara | |
dc.contributor.author | Rosa, Manuela | |
dc.date.accessioned | 2015-05-21T13:20:24Z | |
dc.date.available | 2015-05-21T13:20:24Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | O presente artigo tem como objetivo caracterizar um dos maiores desafios sentidos no decorrer da Prática Profissional Supervisionada, desenvolvida no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar: caracterizar as formas de gerir e resolver os conflitos que iam ocorrendo entre as crianças de uma sala de Jardim de Infância. Numa prática desenvolvida dentro do modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna (MEM) fez-se a análise da influência do diário de grupo e do conselho semanal (instrumentos reguladores utilizados nesta metodologia) na gestão e resolução de conflitos num grupo de crianças, abordando uma perspetiva de gestão flexível e participada nas situações problemáticas. Cada modelo curricular tem as suas singularidades, contudo a característica que considero mais importante no modelo do MEM é a autonomia que é dada às crianças. Este modelo promove a passagem da heteronimia para a autonomia (Estrela, 2007, p. 35), aspeto este que considero essencial na análise da gestão de conflitos interpessoais. Tendo em consideração as vivências experienciadas ao longo da prática e a revisão de literatura efetuada conclui-se que estes instrumentos influenciam positivamente a gestão de conflitos interpessoais na medida em que as crianças se sentem parte integrante de um grupo e, como tal, percebem que têm direitos e deveres. | por |
dc.identifier.isbn | 978-989-95733-5-2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/4577 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais da Escola Superior de Educação de Lisboa, | por |
dc.subject | Conflito | por |
dc.subject | Criança | por |
dc.subject | Instrumentos reguladores | por |
dc.subject | Ação pedagógica | por |
dc.subject | Diário de grupo | por |
dc.subject | Conselho semanal | por |
dc.title | A influência dos instrumentos reguladores na gestão e resolução de conflitos no jardim de infância | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 229 | por |
oaire.citation.startPage | 219 | por |
oaire.citation.title | Atas do II Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |