Publication
Entre o pré-escolar e o primeiro ciclo: descrição de um processo supervisivo entre pares
dc.contributor.author | Costa, Maria de Lurdes Pires | |
dc.date.accessioned | 2011-09-15T13:29:09Z | |
dc.date.available | 2011-09-15T13:29:09Z | |
dc.date.issued | 2010-12 | |
dc.description.abstract | O presente estudo realizou-se em duas escolas do primeiro ciclo com jardim-de infância. Pretendeu compreender, de que modo o Projecto Desenvolvendo a Qualidade em Parceria (DQP), poderá proporcionar uma estratégia de supervisão validada, entre pares, sobre o trabalho de articulação desenvolvido entre o pré-escolar e o 1ºciclo, funcionando como um instrumento de desenvolvimento profissional. A revisão da literatura, exposta em três capítulos, apresenta o ponto de vista de diversos investigadores sobre a problemática da articulação entre o pré-escolar e o primeiro ciclo, sobre a supervisão, como atitude reflexiva, formativa e promotora de mudança. Apresentando o projecto DQP como instrumento de investigação-acção-formação. Por se tratar de um estudo de reflexão sobre a própria acção e de desenvolvimento de práticas entre pares, foi escolhida uma metodologia qualitativa de formação investigação-acção. Utilizaram-se métodos mistos, a partir dos instrumentos do projecto DQP e da narrativa supervisiva, elaborada e analisada pela própria autora no decorrer do processo investigativo. O estudo conclui que o projecto DQP funcionou como instrumento de formação e supervisão das práticas em parceria. Proporcionou a reflexão sobre os respectivos contextos, envolvendo todos os parceiros. Promoveu práticas de reflexão sobre a articulação entre o pré-escolar e o primeiro ciclo, verificando-se um maior enfoque neste aspecto, por parte de todos os intervenientes. O estudo contribuiu para o desenvolvimento profissional dos gestores intermédios, dos docentes envolvidos nas duas escolas, e da própria supervisora. Sugere-se a continuação do trabalho iniciado e a realização de outros estudos dentro da mesma área. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/109 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Supervisão | por |
dc.subject | Investigação | por |
dc.subject | Acção | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Articulação Pré-Escolar | por |
dc.subject | 1.º ciclo do ensino básico | por |
dc.subject | Amigo crítico | por |
dc.title | Entre o pré-escolar e o primeiro ciclo: descrição de um processo supervisivo entre pares | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Entre o Pré-Escolar e o Primeiro Ciclo.pdf
- Size:
- 2.54 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: