Repository logo
 
Publication

Dancing with an emotional connection to Movement Quality Research Project in the Composition Course with the Eighth Grade Learners in Vocational Dance Education from Escola de Dança do Conservatório Nacional

dc.contributor.advisorGarcia, Vitorpt_PT
dc.contributor.authorColin, Tompt_PT
dc.date.accessioned2017-12-18T16:23:54Z
dc.date.available2017-12-18T16:23:54Z
dc.date.issued2016-12-13
dc.descriptionRelatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Dança, com vista à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Dança.pt_PT
dc.description.abstractEste relatório final de estágio surge no âmbito do Curso de Mestrado em Ensino de Dança, da Escola Superior de Dança (ESD) e remete para o estágio realizado na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), com os alunos finalistas do oitavo ano do ensino vocacional de dança, na disciplina de Composição em Dança. Partindo do pressuposto que a técnica de dança não é o único requisito para se ser um bailarino profissional, este relatório tem como objetivo explorar técnicas de ensino que potencializem as competências artísticas dos alunos. A investigação sugere que o bailarino precisa de estabelecer uma ligação emocional com a sua forma de arte, a fim de prosperar enquanto artista, no palco, nas audições e durante ensaios. Inclusive, a investigação na área da educação indica que todo o processo de aprendizagem é emocional. Neste sentido, este estágio tem como objetivo investigar se a orientação emocional nas estratégias de ensino promovem o envolvimento emocional na mente e no corpo do bailarino, melhorando a aprendizagem e as competências artísticas em dança. As estratégias de ensino resultantes da revisão bibliográfica foram implementadas em várias fases. No âmbito da investigação-ação foi usado o método qualitativo, uma vez que se recorreu a diários de bordo, ‘memorandos analíticos’, uma entrevista semiestruturada, um questionário, new media e a revisão bibliográfica, como instrumentos de recolha de dados. A análise destes instrumentos sugere que as estratégias de ensino orientadas com o recurso à emoção podem melhorar a aprendizagem e as competências artísticas, na medida em que se recorra aos incentivos adequados e que haja empenho da parte do aluno. Para além disso, os resultados sugerem que a profundidade complexa do envolvimento emocional na dança pode ser comprometida pela complexidade de outros elementos.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This final internship report was drawn up within the framework of the Master Degree Program in Dance Education in Escola Superior da Dança (ESD), and refers to the internship undertaken in Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), with the last year’s dance learners of the eighth grade of vocational dance education in the Dance Composition Course. Commencing from the hypothesis that dance technique is not the only requirement to be a professional dancer, this report aims to explore teaching techniques to improve artistry. Research suggests that a dancer needs an emotional connection with the art form, in order to thrive as an artist, on stage, in auditions, and during rehearsals. Moreover, research in the field of education suggests that all learning is emotional. Consequently, this internship aims to investigate if emotionally oriented teaching strategies will improve emotional involvement in mind and body, and thus improve both learning and artistry in dance. The teaching strategies suggested by the review of literature were implemented in several stages. Within the action research investigation, a qualitative method has been developed using log books, analytical memorandums, a semi-structured interview, a questionnaire, new media and the literature review, as data collection instruments. Analysis of these instruments suggests that emotionally oriented teaching strategies can improve learning and artistry, given the correct individual incentives and the commitment of the dance learner. Furthermore, the analysis suggests that profound complex emotional involvement in dance proves to be compromised by the complexity of other elements.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201385732
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/7718
dc.language.isoengpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectDançapt_PT
dc.subjectQualidade de movimentopt_PT
dc.subjectEnvolvimento emocionalpt_PT
dc.subjectComposiçãopt_PT
dc.subjectEstratégia de ensinopt_PT
dc.subjectDancept_PT
dc.subjectQuality of movementpt_PT
dc.subjectEmotional involvementpt_PT
dc.subjectCompositionpt_PT
dc.subjectTeaching strategypt_PT
dc.titleDancing with an emotional connection to Movement Quality Research Project in the Composition Course with the Eighth Grade Learners in Vocational Dance Education from Escola de Dança do Conservatório Nacionalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RF_MED-2016_TomCol.pdf
Size:
16.14 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: