Repository logo
 
Publication

Estilo parental e mediação do uso de tecnologias por crianças até 6 anos

dc.contributor.authorBrito, Rita
dc.date.accessioned2019-04-10T11:36:09Z
dc.date.available2019-04-10T11:36:09Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractAs crianças cada vez utilizam mais as tecnologias e numa idade cada vez mais jovem. Os pais têm o papel primordial de as guiar numa utilização segura e relevante em aprendizagens. O objetivo deste trabalho foi perceber como o as perceções dos pais sobre tecnologias se relacionam com o estilo de mediação parental na utilização tecnológica pelos filhos. Deste modo, foram entrevistadas 15 famílias com, pelo menos, uma criança até aos 6 anos, de modo a conhecer as suas práticas familiares com tecnologias, as suas perceções sobre estas e o estilo de mediação parental realizada. Após análise dos dados, verificou-se que a mediação parental realizada aos filhos está diretamente relacionada com as perceções dos pais sobre as tecnologias: os pais que têm mais experiência e boas perceções sobre as tecnologias tendem a adotar um estilo autoritativo, guiando os filhos nesta utilização, fazendo uma co-utilização esporádica e confiando nas práticas dos filhos; os pais com perceções negativas tendem a realizar uma mediação autoritária, impondo regras rígidas, nomeadamente de tempo de utilização, desvalorizando a utilização das tecnologias pelos filhos.pt_PT
dc.description.abstractAbstract Children are increasingly using technology at an ever-younger age. Parents have the primary role of guiding children in safe and relevant technology use for their learning. The objective of this research was to understand how parents perceive technology in relation to the parental mediation style when it comes to children using technology. Fifteen families with at least one child up to 6 years of age were interviewed in order to know their family practices and perceptions on technology and the parental mediation style performed. After analyzing the data, it was verified that the parental mediation is directly related to the parents' perceptions of technology: the parents with more experience and better perceptions on technology tend to adopt an authoritative style, guiding children in this sporadic co-use and relying on their children's practices; parents with negative perceptions tend to carry out authoritarian mediation, imposing rigid rules, namely time-of-use, devaluing children's use of technology.pt_PT
dc.description.abstractRésumé Les enfants utilisent de plus en plus la technologie à un âge de plus en plus jeune. Les parents devraient les guider pour l’utiliser d'une manière sûre et pertinente dans l'apprentissage. L'objectif de ce travail est de comprendre comment les perceptions des parents à l'égard des technologies sont liées au style de médiation parentale dans l'utilisation technologique par les enfants. Ainsi, 15 familles ayant au moins un enfant de moins de 6 ans ont été interrogées afin de connaître leurs pratiques familiales avec les technologies, leurs perceptions à leur sujet et le style de médiation parentale effectuée. Après l’analyse des données, il a été vérifié que la médiation parentale exercée sur les enfants est directement liée aux perceptions que les parents ont des technologies: les parents qui ont plus d'expérience et de bonnes perceptions des technologies ont tendance à adopter un style faisant autorité, guidant leurs enfants dans cette utilisation, faisant une co-utilisation sporadique et en s'appuyant sur les pratiques de leurs enfants; les parents ayant des perceptions négatives ont tendance à mener une médiation autoritaire, imposant des règles rigides, à savoir le temps d'utilisation, dévalorisant l'utilisation de la technologie par les enfants.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationBrito, R., (2018) Estilos de mediação do uso de tecnologias digitais por crianças até aos 6 anos, Da Investigação às Práticas, 8(2), 21 - 46. DOI: http://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i2.155pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v8i2.155pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9854
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/155pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectMediação parentalpt_PT
dc.subjectCrianças 0-6 anospt_PT
dc.subjectTecnologiaspt_PT
dc.subjectParental mediationpt_PT
dc.subject0-6 childrenpt_PT
dc.subjectFamilypt_PT
dc.subjectTechnologypt_PT
dc.subjectMédiation parentalept_PT
dc.subjectenfants de 0 à 6 anspt_PT
dc.subjectFamillept_PT
dc.subjectTechnologiept_PT
dc.titleEstilo parental e mediação do uso de tecnologias por crianças até 6 anospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage46pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage21pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume8pt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
155-664-2-PB.pdf
Size:
247.3 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections