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Como potenciar I&D nos ciclos de estudo de doutoramento em Portugal

dc.contributor.authorDos Santos, Maria José Palma Lampreia
dc.contributor.authorDiz, Henrique
dc.date.accessioned2019-03-06T15:22:47Z
dc.date.available2019-03-06T15:22:47Z
dc.date.issued2018-05-31
dc.description.abstractO presente artigo apresenta o estudo de caso inovador do ponto de vista metodológico e didático sobre a investigação desenvolvida na unidade curricular(UC) de Economia Social e do Desenvolvimento, lecionado no ano letivo de 2015/2016 (primeiro ano em funcionamento deste ciclo de estudos), no Doutoramento em Estudos em Comunicação para o Desenvolvimento (C4D), novo ciclo de estudos aprovado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em Portugal (A3Es, 2015) na Universidade Lusófona do Porto. Este estudo tem como principais objetivos i) descrever e analizar uma experiência didática e metodológica que conduziu e potenciou resultados de investigação ao nível de excelência por parte dos doutorandos (com apoio dos docentes respetivos) que foi publicada nas bases Social Science Citation Index (WoS) e na SCOPUS (1/2º quartil) na UC de Economia Social e do Desenvolvimento deste doutoramento de C4D; ii) potenciar a investigação de excelência ao nível de outros doutoramentos através do presente exemplo de benchmarking desenvolvido; iii) apresentar as principais limitações ao desenvolvimento desta prática metodológica e didática; iv) apresentar as principais sugestões de melhoria ao nível do sistema de ensino superior Português para que esta prática possa ser difundida e replicada com sucesso, e com o respetivo efeito multiplicador noutros ciclos de estudos de doutoramento. A metodología utilizada neste trabalho é, por um lado, qualitativa e por outro quantitativa, apresentando resultados preliminares com base em estatística univariada. Saliente-se que o facto deste estudo incidir sobre o primeiro ano desta UC e deste ciclo de estudos C4D, faz com que, devido ao reduzido número de dados, não seja ainda possível a utilização de modelos econométricos, por falta de graus de liberdade (estudo atualmente em progresso com base neste e noutros anos letivos). Os resultados deste estudo indicam que em média, mais de metade dos doutorandos deste ciclo de estudos conseguiram publicar com sucesso em média um artigo científico indexado em bases Social Science Citation Index (WoS) e na SCOPUS (1/2º quartil) na UC de Economia Social e do Desenvolvimento deste doutoramento de C4D. Para além disso, cerca de 80% dos doutorandos publicou artigos/ comunicações em conferências internacionais/ com comissão científica e revisão por pares, com apoio dos docentes. Cerca de um quarto dos estudantes obteve nesta UC duas publicações científicas em revistas indexadas/Conferências com comissão científica e revisão por pares Apesar da investigação desenvolvida em ciclos de estudos de doutoramentos em Portugal apresentarem atualmente elevados níveis de publicações científicas relevantes do ponto de vista científico por parte dos doutorandos, as mesmas dizem, principalmente, respeito ao período posterior/durante o qual decorre a tese de doutoramento, constituindo este um requisito necessário para aprovação da mesma. Contudo, a pesar da grande maioria das UCs nos ciclos de estudo de doutoramento previligiarem a realização de artigos científicos para publicações em bases científicas de relevo (SCOPUS; WoS), estas ainda apresentam um nível residual. Entre as principais dificuldades para tal, salienta-se, por um lado, o elevado número de estudantes por ciclo de estudos em sala de aula, e, por outro, o ainda inicial reduzido grau de integração na investigação por parte dos doutorandos aquando da integração nos ciclos de estudos, sobretudo, quando as UCs são lecionadas no início do ciclo de estudos doutoral. Como principais sugestões decorrentes dos resultados deste estudo, salienta-se, a necessidade da integração da UC de metodología de investigação o mais cedo possível no ciclo de estudos e com um elevado número de ECTSs, bem como, um prazo mais alargado de lançamento de resultados das UCs nos sistemas de avaliação formal das Universidades, de forma a que os estudantes possam dedicar mais tempo em investigação na produção de investigação de elevado potencial científico, bem como adquiram motivação inicial em todas as UCs para a continuidade e posterior desenvolvimento de investigação ao nível de excelência.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationDos-Santos, M., Diz, H. (2018). Como potenciar I&D nos ciclos de estudo de doutoramento em Portugal. X Jornadas de Docência de Economia, 31 de maio a 1 de junho de 2018, Universidad de Extremadura, UNEX, Faculdad de Economia, Badajoz, Espanha.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9651
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherJDEconomíapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://grxworkshop.com/experiencia/x-jornadas-de-docencia-en-economia-badajoz/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEconomía socialpt_PT
dc.subjectEconomía do desenvolvimentopt_PT
dc.subjectDoutoramento C4Dpt_PT
dc.subjectInvestigaçãopt_PT
dc.subjectSCOPUS Q2pt_PT
dc.titleComo potenciar I&D nos ciclos de estudo de doutoramento em Portugalpt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceUniversidad de Extremadura, Badajoz, Espanhapt_PT
oaire.citation.titleJornadas de Docencia en Economía, Xpt_PT
person.familyNameDos-Santos
person.givenNameMaria José Palma Lampreia
person.identifier.ciencia-id011D-55C7-976C
person.identifier.orcid0000-0002-1992-0419
person.identifier.scopus-author-id56107451000
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication9c5ce6f5-82dd-4b62-a817-ba31598a3eac
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