Repository logo
 
Publication

Infâncias, quadrinhos e ruralidade: Quatro fragmentos das histórias que vivi para me tornar no que sou

dc.contributor.authorCharréu, Leonardo
dc.date.accessioned2020-03-18T13:13:21Z
dc.date.available2020-03-18T13:13:21Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractEste é um artigo escrito na primeira pessoa e adopta uma perspectiva literária, essa mesmo tão defendida por Elliot Eisner, a partir da qual ele, tal como eu, acreditava ser também possível narrar ciência. Por isso, nem Eisner nem Max Van Manen, esse fenomenólogo da educação enquanto experiência vivida, aparecerão a pontuar o meu texto. Mas declaro solenemente que este texto é-lhes devedor da sua substância implícita. Consequentemente, é um texto limpo e vivo, sem vozes de teóricos mortos, que é o mesmo que dizer sem bibliografia. Logo, perigosamente, anti-acadêmico nesse sentido de ter que estar polvilhado de referências, citações e outras meta-narrativas para se considerar “científico”. Busca a coerência da originalidade e é precisamente consciente que a vida de cada um é única e irrepetível. E julgo ser na ligação entre estes fragmentos que se encontrará talvez a resposta ao desafio lançado pela Revista: como nos tornamos arte educadores.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This is an article written in the first person and adopts a literary perspective, that one greatly defended by Elliot Eisner, from which he, like myself, believed it was also possible to narrate science. Therefore, neither Eisner nor Max Van Manen, this phenomenologist of education as a lived experience, will appear to punctuate my text. But I solemnly declare that this text is indebted to them of their implicit substance. Consequently, it is a clean and living text, without voices of the dead theoreticians, which is the same as saying without bibliography. It is, therefore, dangerously anti-academic in the sense of having to be sprinkled with references, citations and other meta-narratives to be considered "scientific." It seeks the coherence of originality and is precisely conscious that each one’s life is unique and unrepeatable. And I think that it was linking those fragments that the answer to the thematic challenge launched by this journal could be found: how we become art educators.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCharréu, L. (2018). Infâncias, quadrinhos e ruralidade: Quatro fragmentos das histórias que vivi para me tornar no que sou. Revista Digital do LAV, 11(2), 135-146. doi:http://dx.doi.org/10.5902/1983734833901pt_PT
dc.identifier.doi10.5902/1983734833901pt_PT
dc.identifier.issn1983 – 7348
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11266
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/33901pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInfânciapt_PT
dc.subjectEscolarizaçãopt_PT
dc.subjectRuralidadept_PT
dc.subjectAutobiografiapt_PT
dc.subjectChildhoodpt_PT
dc.subjectSchoolingpt_PT
dc.subjectRuralitypt_PT
dc.subjectAutobiographypt_PT
dc.titleInfâncias, quadrinhos e ruralidade: Quatro fragmentos das histórias que vivi para me tornar no que soupt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage146pt_PT
oaire.citation.issue2pt_PT
oaire.citation.startPage135pt_PT
oaire.citation.titleRevista Digital do LAVpt_PT
oaire.citation.volume11pt_PT
person.familyNameCharréu
person.givenNameLeonardo
person.identifier.ciencia-id2218-F4D8-1B79
person.identifier.orcid0000-0002-6761-6964
person.identifier.ridM-2680-2015
person.identifier.scopus-author-id56350666600
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery05b01a73-7dbc-40e1-b85a-0531e14475f2

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Infâncias, quadrinhos e ruralidade.pdf
Size:
191.23 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections