Repository logo
 
Publication

O perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais

dc.contributor.authorCardoso, Paulo Ribeiro
dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.contributor.authorCorreia, Maria do Rosário
dc.contributor.authorGonçalves, Gisela Marques
dc.date.accessioned2021-03-15T10:58:38Z
dc.date.available2021-03-15T10:58:38Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO objectivo geral deste estudo consiste em compreender de que forma o ensino da publicidade está a ser efectuado em Portugal e em que medida vai ao encontro das necessidades do mercado. A pesquisa envolveu a administração de um questionário a uma amostra de alunos, docentes e profissionais portugueses, em Lisboa, no Porto e na Covilhã, no sentido de recolher as perspectivas destes 3 intervenientes neste processo. De um modo geral, constatou-se que a universidade tem acompanhado o mercado, no entanto, deve procurar estreitar a ligação com aquele universo. Concluiu-se que o perfil idealizado pelos entrevistados no que concerne aos licenciados aponta para traços individuais como a “integração na equipa”, o “dinamismo” e também para conhecimentos técnicos como por exemplo a “estratégia publicitária” e a “criatividade".pt_PT
dc.description.abstractRESUMEN: El propósito de este estudio es comprender cómo se está implementando la enseñanza de la Publicidad en Portugal y en qué medida los cursos satisfacen las necesidades del mercado laboral. Así, administramos un cuestionario a una muestra de estudiantes, profesores y profesionales en Lisboa, Oporto y Covilhã, con el objetivo de reunir las perspectivas de estos tres actores en este proceso. De forma general, constatamos que la universidad ha ido al encuentro de las necesidades del mercado, si bien debe aún procurar estrechar vínculos con la realidad profesional. Igualmente, concluimos que el perfil trazado por los entrevistados en relación a los licenciados en Publicidad apunta a rasgos individuales, tales como "integración en el equipo" o "dinamismo", así como a conocimientos técnicos, como “estrategia publicitaria" o "creatividad".sp
dc.description.abstractABSTRACT: The purpose of this study is to know how the universities are teaching Advertising in Portugal and the way they are following the market. The research involved the administration of a questionnaire to a sample of students, professors and professionals in Lisbon, Porto and Covilhã in order to gather the perspectives of these three players in this process. In general we verified that universities have been following the market but need to be more linked with that universe. We also concluded that the best advertising graduate profile should include individual traces such as “team work” and “dynamism” and also technical knowledge like “advertising strategy” and “creativity”.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCardoso, P., Pereira, F., Veríssimo, J., Correia, M.R. & Marques, G. (2011). O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal. Uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionais. Questiones Publicitárias, Revista Internacional de Comunicación y Publicidad, 16. https://doi.org/10.5565/rev/qp.66pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5565/rev/qp.66pt_PT
dc.identifier.issn1988-8732
dc.identifier.issn1133-6870
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/13090
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUniversitat Autònoma de Barcelonapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.questionespublicitarias.es/article/view/v16-ribeiro-costa-domingos-marquespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da publicidadept_PT
dc.subjectProfissionais da publicidadept_PT
dc.subjectEnseñanza de la publicidadsp
dc.subjectProfesionales de la publicidadsp
dc.subjectEducation of dvertisingen
dc.subjectAdvertising professionalsen
dc.titleO perfil dos licenciados em publicidade em Portugal: uma perspectiva dos estudantes, dos professores e dos profissionaispt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBarcelona, Espanhapt_PT
oaire.citation.titleQuestiones Publicitárias, Revista Internacional de Comunicación y Publicidadpt_PT
oaire.citation.volume16pt_PT
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
O perfil dos licenciados em Publicidade em Portugal-QUESTIONES PUBLICITARIAS.pdf
Size:
144.53 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections