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O papel da publicidade na compra de produtos cosméticos

dc.contributor.authorPereira, Francisco José Costa Pereira
dc.contributor.authorAntunes, Ana Cristina
dc.contributor.authorNobre, Sofia
dc.date.accessioned2023-10-30T12:25:38Z
dc.date.available2023-10-30T12:25:38Z
dc.date.issued2011-06
dc.description.abstractOs cosméticos são uma categoria de produtos que, nas últimas décadas, tem aumentado significativamente o consumo nas mulheres e em especial nos homens. Este consumo tem sido incrementado muito em especial para a importância que a sociedade atribui aos ideais de beleza que são veiculados e que vão afectar a imagem corporal. Deste modo, imagem corporal e publicidade aos cosméticos são duas variáveis relevan-tes para explicar o seu consumo. Esta investigação procura identificar como a imagem corporal afecta os motivos de compra de cosméticos através da publicidade e do envol-vimento com os cosméticos. Assim foi construído um modelo que explica esta relação. Para validar este modelo foi construído um questionário com um conjunto de escalas já validadas e aplicada a uma amostra de 513 sujeitos que consumiam cosméticos. Os resultados mostram-nos que, apesar de as pessoas atribuírem pouca importância à sua imagem corporal, pouco envolvimento com os cosméticos e uma atitude neutra em rela-ção à publicidade aos cosméticos, o modelo se ajusta aos padrões mínimos estatísticos necessários para que ele funcione. Concluímos que a imagem corporal tem um impacto significativo nos motivos de compra de cosméticos e que a publicidade aos cosméticos, bem como o envolvimento com eles desempenham um papel de relevo na mediação entre as duas variáveis.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPereira, F. C., Antunes, A. C., & Nobre, S. (2011). O papel da publicidade na compra de produtos cosméticos. Comunicação e Sociedade, 19, 161–178. https://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).904pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17231/comsoc.19(2011).904pt_PT
dc.identifier.eissn2183-3575
dc.identifier.issn1645-2089
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16593
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da Universidade do Minhopt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistacomsoc.pt/index.php/revistacomsoc/aboutpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectPublicidadept_PT
dc.subjectConsumopt_PT
dc.subjectCosméticospt_PT
dc.titleO papel da publicidade na compra de produtos cosméticospt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBraga, Portugalpt_PT
oaire.citation.endPage178pt_PT
oaire.citation.startPage161pt_PT
oaire.citation.titleComunicação e Sociedadept_PT
person.familyNameCoelho Antunes
person.givenNameAna Cristina
person.identifier.ciencia-id2D13-2F76-689F
person.identifier.orcid0000-0001-8983-2062
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationeb47adf1-2379-4d68-9a38-d2d9a19059b9
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