Repository logo
 
Publication

‘Fado da Censura’ de Fernando Pessoa: exemplo raro de poema de intervenção política destinado ao canto

dc.contributor.authorNascimento Rosa, Armando
dc.date.accessioned2020-11-11T10:06:08Z
dc.date.available2020-11-11T10:06:08Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstract‘Fado da Censura’ é um poema não datado de Fernando Pessoa ortónimo que, pelo estilo e temática, pertence à derradeira fase da sua vida, num momento em que o poeta se vê em rota de colisão com a ideologia emergente do golpe militar de 1926, que implanta no país um regime ditatorial. O curioso deste texto pessoano, para além da temática de sátira política que o título denuncia, consiste em ser o único poema, que Pessoa nos legou, composto no formato de décimas, da tradição poética popular (as décimas integram uma quadra de mote, seguida de quarenta versos heptassilábicos, distribuídos por quatro estrofes de dez versos, cada uma delas terminando, em sequência, com um dos versos da quadra inicial) e que se assume, além do mais, como letra concebida para ser cantada em melodias do fado tradicional lisboeta. Importa analisar neste poema, tão deveras singular do corpus pessoano, o cruzamento entre a criação literária - inspirada nas formas da tradição popular de transmissão oral - e a expressão musical do canto como intervenção política, que faz parte do historial do fado, em especial desde o final de oitocentos às primeiras duas décadas do século XX.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - 'Fado da Censura' is an undated poem by Fernando Pessoa (signed as orthonym) that, by style and theme, belongs to the last phase of his life, at a time when the poet finds himself on a collision course with the ideology emerging from the 1926 military coup, one which implements a dictatorial regime in the country. The curious thing about this text by Pessoa, besides the theme of political satire that the title denounces, is that it is the only poem, which Pessoa bequeathed to us, composed in the format of stanza called “décimas”, from the popular poetic tradition (“décimas” is composed of a quatrain as motto, followed by forty heptasyllabic verses, spread over four stanzas of ten verses, each ending, in sequence, with one of the verses of the initial quatrain) and which is assumed, moreover, as a lyric designed to be sung in melodies of traditional Lisbon fado. It is important to analyze in this poem, really so unique among Pessoa’s work, the intersection between literary creation - inspired by the forms of popular tradition based on oral transmission - and the musical expression of singing as a political intervention, which is part of the History of fado, especially since the end of the XIXth century til the first two decades of the twentieth century.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationNascimento Rosa, A. «‘Fado Da Censura’ De Fernando Pessoa: Exemplo Raro De Poema De intervenção política Destinado Ao Canto». Revista Internacional Em Língua Portuguesa, n. 37, Agosto de 2020, pp. 115-2, doi:10.31492/2184-2043.RILP2020.37/pp.115-125.pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.31492/2184-2043.RILP2020.37/pp.115-125pt_PT
dc.identifier.issn2182-4452
dc.identifier.issn2184-2043
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/12368
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.rilp-aulp.org/index.php/rilp/article/view/95pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectFernando Pessoapt_PT
dc.subjectPoesiapt_PT
dc.subjectCantopt_PT
dc.subjectFadopt_PT
dc.subjectCensurapt_PT
dc.subjectSátira políticapt_PT
dc.subjectPoetrypt_PT
dc.subjectSongpt_PT
dc.subjectFado (music genre)pt_PT
dc.subjectCensorshippt_PT
dc.subjectPolitical satirept_PT
dc.title‘Fado da Censura’ de Fernando Pessoa: exemplo raro de poema de intervenção política destinado ao cantopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage125pt_PT
oaire.citation.issue37pt_PT
oaire.citation.startPage115pt_PT
oaire.citation.titleRevista Internacional em Língua Portuguesa: artes e músicapt_PT
oaire.citation.volumeIV Sériept_PT
person.familyNameNascimento Rosa
person.givenNameArmando
person.identifier.ciencia-id0B13-C3AB-533B
person.identifier.orcid0000-0003-1762-7662
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication20fba936-f735-4f2f-b677-988f6d4447f5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery20fba936-f735-4f2f-b677-988f6d4447f5

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
FADO DA CENSURA 95-Article Text-373-1-10-20200806.pdf
Size:
387.68 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections