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O impacto dos social media na relação dos músicos portugueses com os públicos

dc.contributor.advisorCenteno, Maria Joãopt_PT
dc.contributor.authorCabrito, Vanda Sofia Farias
dc.date.accessioned2019-02-05T15:25:12Z
dc.date.available2019-02-05T15:25:12Z
dc.date.issued2018-11-08
dc.descriptionDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.pt_PT
dc.description.abstractO desenvolvimento de novas tecnologias e estratégias de comunicação de disseminação de conteúdos vieram transformar radicalmente a indústria da música nas últimas décadas. A chamada era da Música 2.0 mostra uma indústria fragmentada que depende de processos de comunicação, principalmente através dos social media que se têm tornado, a um nível global, no meio preferencial para fomentar a comunicação entre o artista e os seus fãs. Pretende-se, com esta dissertação, compreender o fenómeno social da presença online do músico português e compreender se a ascensão da componente digital aumenta a importância do papel do profissional de Relações Públicas na área da música. A presente dissertação apresenta, nos dois primeiros capítulos, uma revisão da literatura sobre as Relações Públicas e a Era Digital, bem como as Indústrias Culturais e Criativas, focada na evolução da Indústria Musical. No terceiro capítulo procedeu-se à caracterização e análise das estratégias de comunicação utilizadas pelos profissionais de Relações Públicas de determinados artistas, de maneira a averiguar como é criada e mantida a relação com os fãs através dos social media, pela realização de entrevistas. Procedeu-se ainda à realização de um inquérito por questionário a fãs de música. Chega-se à conclusão que a utilização dos social media na estratégia de comunicação do artista é cada vez mais imperativa, devido às mudanças nas expetativas dos fãs. No entanto, há que ter em consideração as vantagens e desvantagens (e as particularidades) do novo ecossistema existente. Adicionalmente, conclui-se que o papel do profissional de Relações Públicas viu a sua importância aumentada e corresponde a uma mais-valia na gestão da carreira do artista.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: The development of new technologies and communication strategies for content dissemination have radically transformed the music industry in recent decades. The Music 2.0 era portraits a fragmented industry that depends on communication processes, mainly through social media that have become the preferred medium to foster communication between the artist and fans. This dissertation intends to understand the social phenomenon of the Portuguese musician’s online presence and if the rise of the digital component increases the importance of the Public Relations professional in the music industry. This dissertation presents, in the first two chapters, a literature review on Public Relations and the Digital Age, as well as the Cultural and Creative Industries, focused on the evolution of the Music Industry. In the third chapter we analyze the communication strategies used by Public Relations professionals in order to understand how the fan relations are created and maintained through social media. This information was obtained through interviews with Public Relations professionals and a survey was conducted with music fans. The findings reflect that the use of social media in the communication strategy of a music artist is imperative, due to changes in the fan’s expectations. However, the advantages and disadvantages (and particularities) of the new ecosystem must be taken into account. In addition, the role of Public Relations professional has increasingly gained importance and corresponds to an added value in the career management of a music artist.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationCabrito, V.S.F. (2018). O impacto dos social media na relação dos músicos portugueses com os públicos. Dissertação de mestrado. IPL, Escola Superior de Comunicação Social, Lisboa, Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid202055337pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9423
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectRelações públicaspt_PT
dc.subjectIndústria musicalpt_PT
dc.subjectMúsica 2.0pt_PT
dc.subjectPúblicospt_PT
dc.subjectFãspt_PT
dc.subjectPublic relationsen
dc.subjectMusic industryen
dc.subjectMusic 2.0en
dc.subjectPublicen
dc.subjectFansen
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleO impacto dos social media na relação dos músicos portugueses com os públicospt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceEscola Superior de Comunicação Social, Lisboapt_PT
oaire.citation.titleO impacto dos social media na relação dos músicos portugueses com os públicospt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

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