Repository logo
 
Publication

Revelando a eficácia do ativismo de marca: os preditores e os potenciais efeitos das ações de ativismo de marca

dc.contributor.authorMiguel, Alexandra
dc.contributor.authorMiranda, Sandra
dc.date.accessioned2023-06-19T13:53:28Z
dc.date.available2023-06-19T13:53:28Z
dc.date.issued2023-06-05
dc.description.abstractEmbora as questões sociais tenham vindo a ser consideradas pelo mundo empresarial há várias décadas, estes temas nunca ganharam tanta preponderância como no século XXI. Dadas as grandes pressões atuais para que as marcas ampliem as suas responsabilidades perante a sociedade, o ativismo de marca surge como uma nova estratégia em que as empresas abordam questões sociopolíticas relevantes, assumindo uma postura pública sobre estes temas e agindo para os tentar resolver ou melhorar. No entanto, nem todas as marcas estão a conseguir participar nesta era de ativismo, e mesmo aquelas que participam nem sempre recebem feedback positivo dos seus stakeholders. O objetivo principal deste artigo é realizar uma revisão de literatura sobre ativismo de marca, desenvolvendo um modelo teórico acerca da eficácia do ativismo de marca que destaque os fatores que contribuem para a participação e sucesso das marcas na abordagem a problemas sociais e os potenciais efeitos dessas ações. Este artigo contribui, assim, para uma melhor compreensão do fenómeno do ativismo de marca, dando insights úteis para as marcas alcançarem resultados favoráveis ​​com as suas ações de ativismo e debatendo diretrizes para pesquisas futuras na área.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Although social issues have been considered by the business world for decades, these topics have never gained such preponderance as in the 21st century. Given the great pressures for brands to broaden their responsibilities towards society, brand activism emerges as a new strategy for companies to address relevant social-political issues, assuming a public stance on these topics and taking action to solve or improve them. However, not all brands are managing to participate in an era of activism, and even those that participate do not always get positive feedback from their stakeholders. The main objective of this article is to carry out a literature review of brand activism, developing a theoretical model of the effectiveness of brand activism that highlights the factors that contribute to the participation and success of brands in addressing social problems and the potential effects of these actions. This article thus contributes to a better understanding of the phenomenon of brand activism, concluding about useful insights for brands to achieve favorable results with their activism actions and discussing directions for future research in this field.en
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationMiguel, A., & Miranda, S. (2023). Revelando a eficácia do ativismo de marca: Os preditores e os potenciais efeitos das ações de ativismo de marca. Media & Jornalismo, 23(42), 147-164. https://doi.org/10.14195/2183-5462_42_8pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14195/2183-5462_42_8pt_PT
dc.identifier.eissn2183-5462
dc.identifier.issn1645-5681
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/16237
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherICNOVA - Instituto de Comunicação da NOVApt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://impactum-journals.uc.pt/mj/article/view/12209pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectAtivismo de marcapt_PT
dc.subjectPreditores do ativismo de marcapt_PT
dc.subjectEfeitos do ativismo de marcapt_PT
dc.subjectEficácia do ativismo de marcapt_PT
dc.subjectBrand activismen
dc.subjectPredictors of brand activismen
dc.subjectEffects of brand activismen
dc.subjectBrand activism effectivenessen
dc.titleRevelando a eficácia do ativismo de marca: os preditores e os potenciais efeitos das ações de ativismo de marcapt_PT
dc.title.alternativeBrand activism effectiveness: the predictors and potential effects of brand activist actionsen
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage164pt_PT
oaire.citation.startPage147pt_PT
oaire.citation.titleMedia & Jornalismopt_PT
oaire.citation.volume23(42)pt_PT
person.familyNamede Matos Miguel
person.familyNameLopes Miranda
person.givenNameAlexandra
person.givenNameSandra Marisa
person.identifier.ciencia-idF01F-4BC5-A19C
person.identifier.ciencia-id681E-05F5-C887
person.identifier.orcid0000-0002-3267-6772
person.identifier.orcid0000-0002-5544-5942
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication6206a437-8df1-419c-9a0a-8eb1cc60dd48
relation.isAuthorOfPublication9d1851ad-50f7-4c1d-8ccf-cafb9c5a9aba
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6206a437-8df1-419c-9a0a-8eb1cc60dd48

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Revelando a Eficácia do Ativismo de Marca- M&J.pdf
Size:
787.75 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections