Repository logo
 
Publication

Educação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.advisorCastro, Sílviapt_PT
dc.contributor.advisorLoureiro, Cristinapt_PT
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Margarida Bastos
dc.date.accessioned2018-04-17T09:27:20Z
dc.date.available2018-04-17T09:27:20Z
dc.date.issued2017-12-19
dc.descriptionProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, especialização de Artes Plásticaspt_PT
dc.description.abstractEsta investigação procura identificar quais os contributos da educação artística para a educação básica quer ao nível do desenvolvimento de competências especificas e transversais, quer na aquisição/apropriação de conceitos da linguagem visual e de matemática. Para tal, foi desenhada e desenvolvida uma experiência de ensino em sala de aula, numa turma do 3º ano do 1º ciclo do ensino básico, com o objetivo de estudar possibilidades de ligação entre a expressão plástica e a matemática. Tendo por base os três eixos da educação artística Fruição/Contemplação, Reflexão/Interpretação e Experimentação/Criação, o plano de intervenção foi organizado em torno de diferentes atividades que incluem sempre a observação e fruição de obras de arte, uma reflexão sobre elas, e uma produção plástica. Assim, foram escolhidos para a intervenção dois artistas plásticos portugueses, Joaquim Rodrigo e Lourdes Castro, cujas obras permitiram explorar os conceitos matemáticos e de expressão plástica identificados a partir dos respetivos programas curriculares. Esta investigação estruturada numa parceria entre um artista-educador e um professor, é também uma experiência de ligação entre o ensino não formal e o formal, desenvolvida no próprio contexto formal, a sala de aula.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This research seeks to identify the contributions of artistic education to basic education in the development of specific and transversal competences and in the acquisition/ appropriation of visual language and mathematics concepts. Thus, a teaching experience was designed and developed in a 3th year class (first degree of basic education) to study the possibilities of linking visual arts with mathematics. Based on the three axes of artistic education, Contemplation, Reflection and Experimentation, the intervention plan was organized around different activities that always include the observation and fruition of works of art, a reflection on them and an artistic production. Therefore, two Portuguese visual artists, Joaquim Rodrigo and Lourdes Castro, were chosen for the intervention, and their work allowed to explore the concepts of visual expression and mathematical which were identified in the respective curricular programs. This research, structured in partnership between an artist-educator and a teacher, is also an experience of linking non-formal and formal teaching, developed in the formal context itself, the classroom.en
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid201844915
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/8410
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectExpressão plásticapt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectExperiência de ensinopt_PT
dc.subjectEnsino não formal e formalpt_PT
dc.subjectEnsino formalpt_PT
dc.subjectArtistic educationen
dc.subjectVisual artsen
dc.subjectMathematicen
dc.subjectTeaching experienceen
dc.subjectNon formal educationen
dc.subjectFormal educationen
dc.titleEducação artística e matemática: uma experiência de ensino no 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameEducação Artística

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
201844915AnaMargaridaBastosGonçalves_tm.pdf
Size:
3.32 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: