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Sistema multiagente aplicado a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em microrrede DC

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Abstract(s)

O aumento da procura de veículos elétricos (EV) deve ser acompanhado de uma maior disponibilidade de infraestruturas de carregamento de EV. Esta dissertação propõe o estudo e análise da integração de uma infraestrutura de carregamento de EV, utilizando como caso de estudo o campus do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL). Desta forma pretende-se potenciar a produção solar fotovoltaica (PV) instalada no instituto também para o carregamento de EV. Para tal, será considerada uma microrrede de corrente contínua (DC) com ligação à instalação PV, à rede elétrica em corrente alternada (AC) a montante, bem como uma infraestrutura de carregamento bidirecional de EV, para que estes possam funcionar como V2X (vehicle to everything). O conceito V2X compreende os modos de funcionamento dos EV em G2V, V2G, V2V e V2B (V: vehicle, G: grid, B: building). Neste trabalho propõe-se uma gestão inteligente da energia no carregamento de EV recorrendo a sistemas multiagentes. Estes sistemas permitem que os agentes tomem decisões tendo como principal objetivo o carregamento do EV conectado ao carregador bidirecional mantendo a estabilidade da microrrede DC em que se encontram. Como resultado das análises efetuadas, é possível verificar que o campus do ISEL não consegue ser autossuficiente na maioria das situações, sendo que, para efeitos de estudo, foi aplicado um fator de dois sobre os dados de produção fotovoltaica (PV) para que fossem aplicados os sistemas multiagente (MAS) para gerirem de forma inteligente a energia na microrrede DC.
The increase in demand for electric vehicles (EV) should be accompanied by a greater availability of EV charging infrastructure. This dissertation proposes the study and analysis of the integration of an EV charging infrastructure, using the Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) campus as a case study. In this way, it is intended to leverage the photovoltaic solar production (PV) installed in the institute also for EV charging. To this end, a direct current (DC) microgrid will be considered with a connection to the PV installation, the upstream alternated current (AC) power grid, as well as a bidirectional EV charging infrastructure, so that they can function as V2X (vehicle to everything). The V2X concept includes the operating modes of EVs in G2V, V2G, V2V, and V2B (V: vehicle, G: grid, B: building). This work proposes an intelligent energy management system for EV charging, using multi agent systems for control. These systems allow agents to decide on what to do, being their main goal to charge the EV connected to the bidirectional charger keeping the stability of the microgrid they are in. As a result of the analyses carried out, it is possible to verify that the ISEL campus cannot be self-sufficient in most situations. For study purposes, a factor of two was applied to the photovoltaic (PV) production data to implement multi-agent systems (MAS) for intelligently managing energy in the DC microgrid.

Description

Trabalho final de Mestrado para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica – ramo de Automação e Eletrónica Industrial.

Keywords

Microrrede DC Infraestrutura de carregamento Carregadores bidirecionais Sistemas multiagentes Agente Fotovoltaica Rede elétrica AC DC microgrid Charging infrastructure Bidirectional chargers Multi-agent systems Agent Photovoltaic

Citation

OLIVEIRA, Gonçalo Filipe Costa de - Sistema multiagente aplicado a infraestrutura de carregamento de veículos elétricos em microrrede DC. Lisboa: Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, 2023. Dissertação de Mestrado.

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