Repository logo
 
Publication

O desenvolvimento da flexibilidade do cálculo multiplicativo em alunos do 3.° Ano

dc.contributor.authorSantos, Sónia
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2019-08-07T08:37:34Z
dc.date.available2019-08-07T08:37:34Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo compreender o modo como os alunos desenvolvem a flexibilidade de cálculo multiplicativo num contexto de ensino exploratório, pretendendo responder a três questões de investigação: (i) Quais as estratégias usadas pelos alunos quando resolvem tarefas de multiplicação?; (ii) Como evoluem as estratégias usadas pelos alunos?; e (iii) Como é que os alunos usam de forma flexível o cálculo multiplicativo? A investigação insere-se no paradigma interpretativo de natureza qualitativa, tendo sido realizada uma experiência de ensino numa turma de 3.º ano. A recolha de dados recorreu às seguintes técnicas: observação participante e recolha documental. O artigo foca apenas um par de alunos. Os resultados revelam que os alunos utilizaram múltiplas estratégias na resolução das tarefas envolvendo a multiplicação, evoluindo de estratégias aditivas, associadas a sequências de múltiplos, para estratégias multiplicativas, estabelecendo relações numéricas, e usando fatos básicos conhecidos e propriedades da multiplicação. Esta evolução encontra-se associada ao desenvolvimento da flexibilidade do cálculo multiplicativo dos alunos, o qual, inicialmente, se encontra ancorado na organização dos objetos em partes iguais, evidenciando, no final da experiência de ensino, uma conexão clara entre a ideia de um mesmo produto ser simbolizado por um elevado número de decomposições multiplicativas, a operação de divisão e a identificação da relação proporcional. O estudo evidencia a inexistência de um paralelismo entre o desenvolvimento de estratégias multiplicativas em situações de cálculo e em situações de proporcionalidade.pt_PT
dc.description.abstractAbstract This article aims to understand how the students develop the multiplicative calculation flexibility in a context of exploratory teaching, answering three research questions: (i) What are the strategies used by students when solving multiplication tasks?; (ii) How do the strategies used by the students evolve?; and (iii) How do the students use the multiplicative calculation in a flexible manner? The investigation adopts a qualitative methodology within an interpretive paradigm having been held a teaching experience in a 3rd grade classroom. The data collection took place through the following techniques: participant observation and documentary collection. The article focuses only one pair of students. The results show that students used multiple strategies to solve tasks involving multiplication, evolving from additive strategies, associated with sequences of multiples, to multiplicative strategies, establishing numerical relationships, and using known basic multiplication facts and properties. This evolution is associated to the development of multiplicative calculation flexibility by the students, which is initially anchored in organizing the objects in equal parts, evidencing, at the end of the teaching experience, a clear connection between the idea of the same product being symbolized by a high number of multiplicative decompositions, the operation of division and the identification of the proportional relationship. The study shows the lack of parallelism between the development of multiplicative strategies in calculation and proportional situations.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSantos, Sónia, & Rodrigues, Margarida. (2019). O Desenvolvimento da Flexibilidade do Cálculo Multiplicativo em Alunos do 3.° Ano. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 33(64), 542-567. Epub August 01, 2019.https://dx.doi.org/10.1590/1980-4415v33n64a05pt_PT
dc.identifier.doi10.1590/1980-4415v33n64a05pt_PT
dc.identifier.issn1980-4415
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10419
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.scielo.br/pdf/bolema/v33n64/1980-4415-bolema-33-64-0542.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMultiplicaçãopt_PT
dc.subjectEstratégias de cálculopt_PT
dc.subjectEnsino exploratóriopt_PT
dc.subjectCálculo Flexívelpt_PT
dc.subjectMultiplicationpt_PT
dc.subjectCalculation strategiespt_PT
dc.subjectExploratory teachingpt_PT
dc.subjectFlexible calculationpt_PT
dc.titleO desenvolvimento da flexibilidade do cálculo multiplicativo em alunos do 3.° Anopt_PT
dc.title.alternativeThe development of multiplicative calculation flexibility by 3rd grade studentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceRio Claro (SP)pt_PT
oaire.citation.endPage567pt_PT
oaire.citation.issue64pt_PT
oaire.citation.startPage542pt_PT
oaire.citation.titleBolemapt_PT
oaire.citation.volume33pt_PT
person.familyNameSantos
person.familyNameRodrigues
person.givenNameSónia
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0001-6130-6773
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication44ed61fd-4118-45b3-9f39-35ee38248689
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
1980-4415-bolema-33-64-0542.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections