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Advisor(s)
Abstract(s)
Numa escola para todos, o grande desafio, passa pela qualidade educativa, sendo necessária uma adaptação do ensino às características pessoais dos alunos, num ambiente o menos restritivo possível. Uma abordagem inclusiva do aluno com NEE assenta em soluções exequíveis, emergindo, entre outras a utilização de estratégias diversificadas e a rentabilização de recursos disponíveis, como práticas de
diferenciação pedagógica positiva.
Neste sentido, o problema central deste estudo prende-se com o tipo de uso
que fazem das TIC os professores e alunos de salas de aula do 1º CEB, quando nessas salas de aula existem alunos com NEE que necessitam das tecnologias para aprender e para comunicar.
Assim, o estudo visa conhecer as concepções e práticas dos professores do 1º CEB sobre o uso das TIC em salas de aula inclusivas, procurando saber: i) as percepções dos professores sobre as necessidades educativas especiais dos alunos em turmas inclusivas e as suas expectativas relativamente às aprendizagens destes alunos; ii) o papel atribuído pelos professores às TIC no processo de aprendizagem dos alunos em geral e dos alunos NEE em particular; assim como identificar: iii) o uso das TIC que os professores planeiam e desenvolvem efectivamente em sala de aula com a turma e, em particular com os alunos com NEE.
O trabalho desenvolveu-se através de um estudo de caso de uma escola do 1º
CEB, centrando-se em oito professores, responsáveis por turmas inclusivas.
Como processo de recolha de dados utilizámos as técnicas da entrevista e da observação directa naturalista em sala de aula.
Concluímos que os professores aceitam a inclusão, por razões diversas, mas
sobretudo por a considerarem benéfica para o aluno com NEE. Consideram que os alunos com NEE têm necessidade de um bom clima sócio-emocional na sala de aula e assumem a necessidade de adequar actividades diferenciadas ao perfil de funcionalidade desses alunos, evidenciando a preocupação de fazer aprender estes alunos no sentido de os tornarem competentes. Quanto à abordagem curricular para os alunos com NEE, os professores revelam atenção à evolução dos alunos e diferenciam o currículo de forma a corresponder às suas necessidades. As
inquietações dos professores vão, em parte, para factores de ordem estrutural e/ou
ambiental, exteriores ao aluno, manifestando preocupações ligadas à falta de recursos
humanos e materiais. A articulação com o professor de Educação Especial pressupõe
uma díade cooperativa, que ao regular o percurso do aluno com NEE, promove também uma educação inclusiva.
Quanto ao papel atribuído às TIC os professores, recorrem ao seu uso quando
sentem necessidade de motivar os alunos, pois as mesmas permitem a obtenção de
resultados mais positivos na aprendizagem, adaptando-se às exigências dos alunos
em geral, assim como à especificidade dos alunos com NEE. Quanto à prática no uso
das TIC, em dinâmicas de ensino e de aprendizagem, foi possível observar, que o
recurso a equipamentos e programas adequados às necessidades dos alunos com NEE, não apenas promove a motivação e a aprendizagem destes alunos, como ajuda o professor a assegurar um clima de estabilidade e trabalho na sala de aula inclusiva.
Description
Keywords
Escola inclusiva Diferenciação pedagógica TIC em Educação Inclusive school Pedagogic differentiation ITs in Education