Repository logo
 
Publication

As celebridades como valor notícia no Jornal da Uma da TVI

dc.contributor.advisorSubtil, Filipa Mónica de Brito Gonçalvespor
dc.contributor.authorReis, Filipa Carolina Alves
dc.date.accessioned2016-01-26T14:56:16Z
dc.date.available2016-01-26T14:56:16Z
dc.date.issued2015-12-17
dc.descriptionRelatório de estágio apresentado à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Jornalismo.pt_PT
dc.description.abstractO presente relatório de estágio tem como intuito apresentar as atividades desenvolvidas enquanto estagiária na TVI, Televisão Independente, no período que decorreu entre 17 de dezembro de 2014 e 26 de maio de 2015, e refletir sobre a importância das celebridades em contexto de telejornal informativo. Esta experiência na redação da TVI foi desenvolvida em duas secções: três meses no departamento de Agenda e Planeamento e os restantes dois na editoria Sociedade. Todavia, este trabalho não pretende ser apenas uma mera descrição das principais experiências profissionais no seio de uma redação de informação televisiva. Realizo também um exercício investigativo, cuja problemática passa por perceber como são inseridas as notícias sobre celebridades em contexto de telejornal informativo, mais especificamente no Jornal da Uma da TVI. Neste sentido, as perguntas que orientaram esta pesquisa foram: Em que medida as celebridades são consideradas um valor notícia para no Jornal da Uma da TVI? Qual a importância das celebridades neste espaço informativo? Que celebridades têm aqui presença? De que âmbitos da vida social são oriundas? Que domínios da sua vida são noticiados e porquê? Com vista a encontrar respostas para estas interrogações, optámos por utilizar fundamentalmente técnicas documentais: pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o fenómeno das celebridades, bem como análise das grelhas do programa em estudo; utilizámos também a análise de conteúdo para perceber: a duração das peças de reportagem sobre celebridades tendo em conta a duração normal de uma notícia; a categoria profissional das celebridades noticiadas; os fenómenos explorados da sua esfera privada e os valores notícia tidos em conta na construção das peças sobre esta temática. Percebemos que os conteúdos sobre celebridades têm elevada importância para o Jornal da Uma da TVI, visto que mais de metade do seu alinhamento contém peças sobre esta temática. Isto leva-nos a concluir que há uma tendência para a hibridização entre informação e entretenimento, sendo cada vez mais difícil definir os seus limites.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: This report presents the activites that were made as an intern in the TV channel TVI, from the 17th of December of 2014 until the 26th of May of 2015, and reflects about the importance of celebrities in a newscast. This experience in TVI can be divided in two periods: 3 months in the Schedule and Planning, and 2 months in the Society editorial section. However, this report is not a simple description of what happens in the backstage of a newscast, but also an investigation about how celebrity news are included in these information programs, particularly in the TVI newscast, broadcasted at lunchtime. This investigation was driven by a few questions: How valuable are celebrities for this newscast? How much importance do they have? What kind of celebrities are present and from which working fields? What aspects of their life are presented and why? To find the answers to these questions, we decided to use documental techniques: bibliographic research about the celebrities status and analysis of the content of the newscast; we also used the analysis of the content to help us understand: the duration of news stories about celebrities when compared to the duration of common news stories; the celebrities working field; the aspects of their private lives that are explored and the news values taken into account in the construction of this type of news stories. We realized that contents about celebreties have big importance in the lunchtime TVI newscast, since more than half of its content includes celebrity news stories. This allow us to conclude that there is a hybridization trend between entertainment and information, being increasingly more difficult to define their limits.pt_PT
dc.identifier.citationREIS, Filipa Carolina Alves - As celebridades como valor notícia no Jornal da Uma da TVI. Lisboa: Escola Superior de Comunicação Social, 2015. Relatório de estágio.pt_PT
dc.identifier.tid201002728por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5614
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Comunicação Socialpt_PT
dc.subjectTVI - Televisão Independentept_PT
dc.subjectJornal da Uma (programa de TV - TVI)pt_PT
dc.subjectCelebridadespt_PT
dc.subjectValores-notíciapt_PT
dc.subjectFirst Journal (TV program - TVI)eng
dc.subjectCelebritieseng
dc.subjectNews-valueeng
dc.subjectFait divereng
dc.titleAs celebridades como valor notícia no Jornal da Uma da TVIpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleAs celebridades como valor notícia no Jornal da Uma da TVIpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RELATÓRIO DE ESTÁGIO - FILIPA REIS, Nº8215 - MESTRADO EM JORNALISMO.pdf
Size:
3.35 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: