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b a llr oo m_cosmogonia trans de um baile

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Um dos pressupostos do projeto b a ll roo m consiste no questionamento dos mecanismos da operação binária hegemónica e respetiva linguagem a partir de 4.48 Psicose de Sarah Kane. Mediante a criação de um espetáculo site-specific e descrição dos mecanismos dramatúrgicos implicados na sua construção, procura-se demonstrar a violência do confronto com práticas de submissão e dimensões coercivas de identidade. Procura-se expor a ideia do desvio subjacente na visão que existe face a uma pessoa fora da normatividade imposta, bem como as construções axiológicas e sociais na base de qualquer julgamento. Apresenta-se um processo de criação de um espetáculo em permanente transformação, num confronto constante com aprendizagens anteriores, nomeadamente a experiência com a Cia Pippo Delbono e o seu teatro das margens, que proporciona na sua essência uma visão transfigurada do mundo. Importa ainda considerar que a dança não surge neste projeto como um ato alienatório, mas como um movimento de transmigração, transição, uma performance de mudança que proporciona um conhecimento comum que não cala os conflitos internos ou declarados.
ABSTRACT - One of the central ideas of the project b a llr oo m is that of questioning hegemonic gender binaries systems and its language using 4.48 Psychosis by Sarah Kane as a stepping stone. Through a site-specific performance and the description of inherent dramaturgical mechanisms, we seek to display the violence of the confrontation with submissive roles and coercive control in what concerns how you express your identity. It argues the deviation underlying the way someone beyond anti-normativity is perceived as well as axiological and social constructions that yield value judgments. The creation process of a performance in constant change and never-ending confontation with previous learning opportunities is presented. In particular I stress the importance of the experience with Cia Pippo Delbono and its theatre on the margins that proposes a transfigured vision of the world. Moreover, it deems important to emphasize dance as transmigration, transition, and not as alienation. Thus, dance in this context suggests a performance of shifting realities to achieve a common knowledge that doesn’t silence internal or explicit conflicts.

Description

Trabalho de Projeto submetido à Escola Superior de Teatro e Cinema para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Teatro – especialização em Artes Performativas

Keywords

Sarah Kane Corpo Queer Transmigrar Dança Site-specific Body Transmigrate Dance

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Research Projects

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Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Teatro e Cinema