Repository logo
 
Publication

Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativa

dc.contributor.authorSilva, Eduarda Luna
dc.contributor.authorMendez, Sandra Porciuncula
dc.contributor.authorBaptista, Abrahão Fontes
dc.contributor.authorSá, Katia Nunes
dc.date.accessioned2020-03-25T15:44:28Z
dc.date.available2020-03-25T15:44:28Z
dc.date.issued2019-05
dc.description.abstractIntrodução – Uma boa comunicação entre profissionais de saúde e pacientes favorece vínculos e transmissão de conhecimento. Os materiais socioeducativos podem ampliar essa comunicação, complementar informações, favorecer a autonomia e serem consultados inúmeras vezes. Objetivo – Identificar a metodologia utilizada para a elaboração de materiais de educação em saúde impressos para adultos. Métodos – Foi realizada uma revisão integrativa, de acordo com o PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis), por dois investigadores independentes nas bases de dados PubMed e SciELO. A seleção envolveu a leitura de títulos, resumos e textos completos. Foram incluídos estudos reprodutíveis, sem delimitação de tempo e idioma; e foram excluídos os materiais para educação profissional, de crianças e duplicados. Resultados – Foram selecionados treze artigos que envolveram a aproximação do público-alvo e/ou pesquisa do tema na literatura nas bases PubMed, SciELO, Lilacs e literatura cinzenta. Houve um consenso quanto à necessidade de linguagem clara e compreensível, ilustrações e diagramação para facilitar a compreensão. Conclusões – A metodologia para elaboração de materiais educativos em saúde é diversa, baseia-se em revisão da literatura, aproximação com o público-alvo, mas nem sempre avalia o nível de alfabetização em saúde do público-alvo.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT: Introduction – Good communication between health professionals and patients favors links and knowledge transfer. Socio-educational materials can extend or expand this communication, complement information, promote autonomy as well as the possibility to be consulted repeatedly. Objective – To identify the methodology used for the elaboration of printed health education materials for adults Methods – Integrative review according to the PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis) was performed by two independent researchers in the Pubmed, and SciELO, and Lilacs, and gray literature databases. The selection involved reading titles, abstracts, and full texts. Reproducible studies were included, without confining time and language. Also, materials for professional and child education were excluded along with recurrences. Results – Thirteen articles selected involved the approximation to the target public and/or search of the topic in the literature. There was a consensus regarding the need for a clear and understandable language, illustrations and diagrams to ease understanding. Conclusion – Methodology for the elaboration of educational materials in the health area is diverse. It is based on a literature review together with an approach to the target audience, but it does not always evaluate the health literacy level of the targeted public.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva EL, Mendez SP, Baptista AF, Sá KN. Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativa. Saúde & Tecnologia. 2019;(21):60-7.pt_PT
dc.identifier.doi10.25758/set.2222pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11339
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://web.estesl.ipl.pt/ojs/index.php/ST/article/view/2222pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação em saúdept_PT
dc.subjectProfissional de saúdept_PT
dc.subjectMeios de comunicaçãopt_PT
dc.subjectMaterial de educaçãopt_PT
dc.subjectHealth educationpt_PT
dc.subjectHealthcare professionalpt_PT
dc.subjectMass mediapt_PT
dc.subjectEducation matterspt_PT
dc.titleMétodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos: revisão integrativapt_PT
dc.title.alternativeMethods of preparation of health education materials for adults: an integrative reviewpt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage67pt_PT
oaire.citation.issue21pt_PT
oaire.citation.startPage60pt_PT
oaire.citation.titleSaúde & Tecnologiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Métodos de elaboração de materiais de educação em saúde para adultos_revisão integrativa.pdf
Size:
267.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections