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Desgaste ondulatório em caminhos de ferro
dc.contributor.author | Martins, Paulo Manuel Caldeira | |
dc.date.accessioned | 2011-11-24T18:59:17Z | |
dc.date.available | 2011-11-24T18:59:17Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | Trata-se de uma análise técnica completa a um desgaste específico que aparece frequentemente nos sistemas ferroviários, sejam eles comboios (passageiros, carga e alta velocidade), Metropolitanos (ligeiros e pesados) ou mesmo sistemas de carros eléctricos. Anualmente são gastos pelos sistemas ferroviários, consideráveis somas na correcção dos defeitos provocados pelo aparecimento do desgaste ondulatório nos carris de rolamento. Ainda hoje a relativa pouca troca de conhecimentos entre os diversos sistemas ferroviários (limitado a alguns comités: UIC, UITP E ALAMYS), leva à ainda existência de algum desconhecimento sob este fenómeno específico (desgaste). Apresenta-se uma dissertação completa sob o tema, valorizada pela experiência profissional passado num sistema ferroviário (ver CV anexo), bem como de outros sistemas congéneres; elaborada segundo os objectivos da manutenção: que possa constituir um documento técnico (manual), compilador de algumas experiências práticas, com conclusões. A oportunidade de desenvolver tal relatório técnico completo, afigura-se oportuna, dada a opção pela implementação da alta velocidade em Portugal em bitola europeia, pela entrada do sector privado no sector ferroviário e surgimento recente dos Metropolitanos do Porto, Margem Sul do Tejo e futuramente Coimbra. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/573 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.subject | Caminhos de ferro | por |
dc.subject | Modos ferroviários | por |
dc.title | Desgaste ondulatório em caminhos de ferro | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |