Publication
Uma cultura de colaboração entre professores e bibliotecários: a orientação tutorial de estudantes de radiologia em Moçambique
dc.contributor.author | Antunes, Maria Da Luz | |
dc.contributor.author | Silva, Carina | |
dc.contributor.author | Reis, Cláudia | |
dc.date.accessioned | 2015-11-03T17:20:29Z | |
dc.date.available | 2015-11-03T17:20:29Z | |
dc.date.issued | 2015-10 | |
dc.description.abstract | O sucesso da aquisição de competências de literacia da informação no ensino superior garante-se através do trabalho colaborativo entre bibliotecários e professores. Em janeiro de 2015, uma equipa composta por uma professora de radiologia, uma professora de estatística e uma bibliotecária deslocaram-se a Maputo, em Moçambique, para uma missão de capacitação de docentes em metodologias de investigação aplicadas à saúde e de orientação tutorial para estudantes de radiologia no Instituto Superior de Ciências de Saúde. As sessões de formação foram desenhadas com a preocupação de criar oportunidades reais de discussão e de aprofundamento de questões colocadas pelos formandos. Os resultados finais revelaram que os formandos gostariam de ter mais formação em softwares de estatística (SPSS), testes estatísticos, análise de dados qualitativos, técnicas de amostragem com mais exemplos práticos, plataformas de pesquisa de informação em saúde sobre radiologia, tecnologias de informação e comunicação, metodologia de investigação científica, como elaborar um protocolo de investigação e questionários, bem como mais informação sobre como citar e referenciar. Evidencia-se que a missão da Biblioteca deve ser alterada e alargada à comunidade académica, assumindo esta o seu papel no processo de tutoria na investigação. | pt_PT |
dc.identifier.citation | Antunes ML, Silva C, Reis C. Uma cultura de colaboração entre professores e bibliotecários: a orientação tutorial de estudantes de radiologia no ISCISA (Maputo). In Actas do 12º Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas – Ligar, Transformar, Criar Valor, Universidade de Évora, 21-23 de outubro de 2015. | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.13140/RG.2.1.2382.1524 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/5333 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | APBAD | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://www.bad.pt/publicacoes/index.php/congressosbad/article/view/1283 | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Colaboração académica | pt_PT |
dc.subject | Literacia da informação | pt_PT |
dc.subject | Investigação aplicada | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Radiologia | pt_PT |
dc.subject | Moçambique | pt_PT |
dc.subject | Academic culture | pt_PT |
dc.subject | Information literacy | pt_PT |
dc.subject | Research applied | pt_PT |
dc.subject | Higher education | pt_PT |
dc.subject | Radiology | pt_PT |
dc.subject | Mozambique | pt_PT |
dc.title | Uma cultura de colaboração entre professores e bibliotecários: a orientação tutorial de estudantes de radiologia em Moçambique | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Évora | pt_PT |
person.familyName | Antunes | |
person.givenName | Maria Luz | |
person.identifier | 2087122 | |
person.identifier.ciencia-id | B111-6F38-5904 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-0942-7601 | |
person.identifier.rid | B-8661-2015 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202291460 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | dce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | dce3e466-ad17-4bea-8b95-4a5b9bb22910 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Uma cultura de colaboração entre professores e bibliotecários.pdf
- Size:
- 433.65 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: