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A emergência de processos supervisivos no lançamento da rede pública de educação pré-escolar
dc.contributor.author | Alves, Susana Guerra | |
dc.date.accessioned | 2011-10-10T17:17:32Z | |
dc.date.available | 2011-10-10T17:17:32Z | |
dc.date.issued | 2011-10 | |
dc.description.abstract | No palco da sociedade contemporânea, as políticas educativas priorizam a adequação e a melhoria contínua da qualidade dos sistemas educativos, exigindo, por isso, uma permanente actualização profissional dos seus actores. É atribuído ao papel da Supervisão, tema crucial e emergente das Ciências da Educação, uma dimensão de relevo na promoção da mudança e no desenvolvimento qualitativo da organização escolar. Neste sentido, o presente estudo tem por objectivo analisar a emergência de práticas supervisivas, no apoio à criação e lançamento da educação préescolar na rede pública, como matéria de reflexão sobre as práticas supervisivas dos nossos dias, ou até, da sua ausência. Em termos metodológicos recorreu-se ao paradigma qualitativo/interpretativo, baseado num conjunto de entrevistas semi-estruturadas, aplicadas a quatro personalidades que apoiaram e vivenciaram, na primeira pessoa, o processo da criação do pré-escolar, na rede pública. Através da análise dos dados, consubstânciada pelo referencial teórico, tornase claro que durante a criação da educação pré-escolar na rede pública, foram implementadas acções de apoio e de formação que nos remetem para os actuais conceitos de Supervisão. Perante esta evidência, descreve-se um “modelo emergente de supervisão”, resultante das práticas desenvolvidas pelas participantes no estudo. Modelo esse que nos reporta para a dimensão de formação em contexto, tanto por parte do supervisionado, como por parte do próprio supervisor. A preconização deste modelo releva-nos, igualmente, para um processo que incorpora pressupostos de acção colaborativa e reflexiva. Considerando as suas características, acreditamos que este estudo pode ser um instrumento de reflexão para um possível paradigma a ser concretizado na formação contínua e nas práticas educativas. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/175 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Desenvolvimento profissional | por |
dc.subject | Práticas supervisivas; | por |
dc.subject | Educação pré-escolar | por |
dc.subject | Rede pública | por |
dc.subject | Período pós-25 Abril | por |
dc.title | A emergência de processos supervisivos no lançamento da rede pública de educação pré-escolar | por |
dc.title.alternative | memórias colectivas | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
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