Repository logo
 
Publication

Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas

dc.contributor.authorSilva, Maria João
dc.contributor.authorValente, Bianor
dc.contributor.authorCaseiro, Ana
dc.date.accessioned2019-05-16T09:38:58Z
dc.date.available2019-05-16T09:38:58Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractO presente workshop tem como objetivo central envolver os participantes no uso de ecosensores, como ferramentas didáticas de participação em saúde ambiental. Pretende-se dar a conhecer as potencialidades dos eco-sensores na aquisição de informação ambiental e consciencializar para o papel que aquela informação ambiental pode desempenhar nas tomadas de decisão por alunos/as e professores/as relativas ao ambiente e consequentemente à saúde ambiental das escolas. Na última década, a utilização de sensores, nomeadamente dos sensores integrados em dispositivos móveis, como os tablets e os smartphones, tornou-se quotidiana, em todos os momentos e em qualquer lugar (Sagl & Resch, 2015). Desta forma, cidadãos e cidadãs adquirem informação do seu ambiente e publicam-na em ambientes diversos, como redes sociais, plataformas de projetos de informação geográfica voluntária, projetos de ciência cidadã, criando conhecimento que influencia decisões na vida social, mas também na vida política e na ciência (Boulos, et al., 2011). Neste workshop, os/as participantes serão convidados/as a usar eco-ensores no ambiente da escola, em conjunto com telemóveis e tablets, para adquirir informação indicadora de problemas de saúde ambiental. A referida informação será usada como base para a criação de soluções para esses problemas, ligando as ações quotidianas à qualidade do ambiente e à saúde ambiental das escolas. Refletir-se-á sobre a ação desenvolvida, o conhecimento criado e o potencial de participação de crianças e docentes na saúde ambiental das escolas.pt_PT
dc.description.abstractAbstract The central goal of this workshop is to involve the participants in the use of eco-sensors, as didactic tools, to participate in environmental health. It is intended to present the potential of two eco-sensors for the acquisition of environmental information and to increase awareness for the role that environmental information can play in teachers’ and students’ decision-making, regarding environment and consequently environmental health. In the last decade, the use of sensors, specifically the sensors integrated in mobile devices, such as tablets and smartphones, became daily, and ubiquitous (Sagl & Resch, 2015). This way, citizens acquire environmental information and publish it in diverse environments, such as social networks, platforms of voluntary geographical information projects, citizen science projects, creating knowledge that influence social, political, and scientific decisions (Boulos, et al., 2011). In this workshop, the participants will be invited to use eco-sensors in the school environment, together with smartphones and tablets, to acquire information related to environmental health problems. This information will be used as a basis for the creation of solutions for these problems, linking everyday activities to the environmental quality and to the environmental health of schools. It will be presented a reflection on the developed activities, the created knowledge and the potential for children and teachers participation in the environmental health of schools.pt_PT
dc.description.abstractResumen El presente taller tiene como objetivo central envolver a los participantes en el uso de ecosensores, como herramientas didácticas de participación en salud ambiental. Se pretende dar a conocer las potencialidades de los eco-sensores en la adquisición de información ambiental y concienciar al papel que esa información ambiental puede desempeñar en las tomas de decisión por alumnos/as y profesores/as relativas al ambiente y consecuentemente a la salud ambiental de las escuelas. En la última década, la utilización de sensores, especialmente de los sensores integrados en dispositivos móviles, como los tablets y los smartphones, se ha vuelto cotidiana, en todo momento y en cualquier lugar (Sagl & Resch, 2015). De esta forma, ciudadanos y ciudadanas adquieren información de su ambiente y la publican en ambientes diversos, como redes sociales, plataformas de proyectos de información geográfica voluntaria, proyectos de ciencia ciudadana, creando conocimiento que influye en las decisiones en la vida social, pero también en la vida política y en la ciencia (Boulos, et al., 2011). En este taller se invitará a los/as participantes a utilizar eco-sensores en el ambiente de la escuela, junto con smartphones y tablets, para adquirir información indicadora de problemas de salud ambiental. Esta información se utilizará como base para la creación de soluciones a estos problemas, relacionando las acciones cotidianas a la calidad del medio ambiente y a la salud ambiental de las escuelas. Se reflexionará sobre la acción desarrollada, el conocimiento creado y el potencial de participación de niños y docentes en la salud ambiental de las escuelas.pt_PT
dc.description.abstractRésumé L'objectif central de cet atelier est d'impliquer les participants dans l'utilisation des capteurs écologiques, en tant qu'outils didactiques, pour participer à la santé environnementale. L’objectif est de présenter le potentiel de deux éco-capteurs pour l’acquisition d’informations environnementales et de mieux faire comprendre le rôle que ces informations peuvent jouer dans la prise de décision des enseignants et des étudiants, en ce qui concerne l’environnement et, par conséquence, la santé environnementale. Au cours de la dernière décennie, l'utilisation de capteurs, en particulier ceux intégrés à des appareils mobiles, tels que des tablets et des smartphones, est devenue quotidienne et omniprésente (Sagl & Resch, 2015). Ainsi, les citoyens acquièrent des informations environnementales et les publient dans divers environnements, tels que des réseaux sociaux, des plateformes de projets d'information géographique volontaire, des projets de science citoyenne, créant ainsi des connaissances qui influencent les décisions sociales, politiques et scientifiques (Boulos, et al., 2011). . Dans cet atelier, les participants seront invités à utiliser des capteurs écologiques en milieu scolaire, ainsi que des smartphones et des tablets, pour acquérir des informations relatives aux problèmes de santé liés à l'environnement. Ces informations serviront de base à la création de solutions à ces problèmes, en reliant les activités quotidiennes à la qualité de l’environnement et à la santé environnementale des écoles. Il sera présenté une réflexion sur les activités développées, les connaissances créées et le potentiel de la participation des enfants et des enseignants à la santé environnementale des écoles.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSilva, M., Valente, B., Caseiro, A. (2019) Eco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolas, Da Investigação às Práticas, 9(1), 129 - 139. DOI: https://doi.org/10.25757/invep.v9i1.170pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.25757/invep.v9i1.170pt_PT
dc.identifier.issn2182-1372
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10028
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCentro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação de Lisboapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/170pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectEco-sensorespt_PT
dc.subjectSaúde ambientalpt_PT
dc.titleEco-sensores como recursos de participação em saúde ambiental nas escolaspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage139pt_PT
oaire.citation.issue1pt_PT
oaire.citation.startPage129pt_PT
oaire.citation.titleDa investigação às práticaspt_PT
oaire.citation.volume9pt_PT
person.familyNameSilva
person.familyNameValente
person.familyNameCaseiro
person.givenNameMaria João
person.givenNameBianor
person.givenNameAna
person.identifier.ciencia-id5D1E-8C69-29D5
person.identifier.ciencia-idDA15-0105-CD3A
person.identifier.orcid0000-0003-1017-8315
person.identifier.orcid0000-0001-6541-8000
person.identifier.orcid0000-0003-4352-7614
person.identifier.scopus-author-id35146650100
person.identifier.scopus-author-id56971104800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationa26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082
relation.isAuthorOfPublication0296fbdc-179c-452f-91c8-000a622ac704
relation.isAuthorOfPublication1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
170-811-1-PB.pdf
Size:
547.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections