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O processo de internacionalização direcionado a Angola: um estudo de caso da empresa Maxpay

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Abstract(s)

Cada vez mais as organizações estão sujeitas à concorrência nos mercados onde se desenrolam as suas atividades económicas. Precisam então de encontrar outras opções viÔveis e que impulsionem as suas economias. Assim a aposta numa estratégia de internacionalização aliada à inovação permite a diferenciação face aos principais concorrentes e poderÔ futuramente gerar vantagem competitiva para a organização. A internacionalização de uma empresa é um fenómeno vasto, que engloba desde a exportação de produtos e serviços até à produção direta no mercado externo, passando por vÔrias fases intermediÔrias de compromisso com os mercados. Este fenómeno é uma das formas de assegurar a competitividade e posteriormente o posicionamento estratégico das empresas no mercado global. Frequentemente acontece como consequência de processos de intraempreendedorismo bem como de inovação. Angola é um dos países dos PALOP cujo mercado despertou o interesse de vÔrios investidores portugueses nos últimos anos. Investidores esses que procuram oportunidades em novos mercados que proporcionem vantagens competitivas significativas. A Maxpay Portugal iniciou a sua atividade em Junho de 2014 e foi concebida com o intuito de se expandir a nível internacional. Iniciou o processo de expansão para Angola e Cabo Verde também em 2014. Atualmente, não seria o que é hoje sem estes dois mercados. Apesar da sua reduzida dimensão, transferir valor para os parceiros de negócio é uma prioridade para o sucesso.
Increasingly organizations are subject to competition in the markets where their economic activities take place. They need to find other viable options that boost their economies. Thus the bet on a strategy of internationalization allied to innovation allows the differentiation with the main competitors and may in the future generate a competitive advantage for the organization. The internationalization of a company is a vast phenomenon, from the export of products and services to direct production in the foreign market, passing through several intermediate phases of commitment to the markets. This phenomenon is one of the ways to ensure competitiveness and subsequently the strategic positioning of companies in the global market. Often it happens as a consequence of processes of intrapreneurship as well as innovation. Angola os one of the PALOP countries whose market has attracted the interest of several Portuguese investors in recent years. These investors are looking for opportunities in new markets that provide significant competitive advantages. Maxpay Portugal started its activity in June 2014 and was created for the purpose of expanding internationally. Maxcpay Portugal started the expansion process for Angola and Cape Verde also in 2014. Nowadays, Maxpay wouldn“t be what it is without the expansion for these two markets. Despite the small size, transferring value to business partners is always priority to success.

Description

Mestrado em Gestão e Empreendedorismo

Keywords

Internacionalização Oportunidades Competitividade Crescimento Sucesso Maxpay Portugal Maxpay Angola Internationalization Opportunities Competitiveness Growth Success

Citation

Carvalho, C. J. S. (2017) O processo de internacionalização direcionado a Angola: um estudo de caso da empresa Maxpay. [Dissertação de mestrado, Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa]. Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa. http://hdl.handle.net/10400.21/17508

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