Repository logo
 
Publication

A comunicação estratégica como fator de aproximação entre instituições de ensino superior e a sociedade: a experiência do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Lisboa

dc.contributor.authorGlória, Vanessa
dc.contributor.authorSilva, Clara Santos
dc.contributor.authorRedondo, Linda
dc.contributor.authorNunes, Marco
dc.date.accessioned2020-04-06T15:16:39Z
dc.date.available2020-04-06T15:16:39Z
dc.date.issued2019-11
dc.description.abstractNos últimos anos assistimos à alteração do modelo de gestão das Instituições de Ensino Superior (IES), com destaque para o desenvolvimento e relevância do papel da comunicação. A adaptação à nova realidade, mais competitiva e exigente, marcada pela massificação do ensino, leva à adoção de um modelo de gestão mais empresarial. A missão das IES, inicialmente muito centrada na produção e difusão do conhecimento, passou a privilegiar também a formação integral do indivíduo, a promoção da cidadania e da relação ativa das IES com a sociedade. A comunicação estratégica é uma aliada no cumprimento deste novo desafio. Deste modo, as ações de comunicação são planeadas e implementadas não só de acordo com os princípios de ensino, investigação, mas também cada vez mais na relação com a comunidade. Neste contexto, os profissionais de comunicação assumem-se nas IES como importantes facilitadores na relação entre a organização e os seus diferentes públicos. Este artigo divide-se em duas partes. A primeira parte contextualiza a comunicação estratégica nas IES e o uso das novas tecnologias. Na segunda parte, apresentam-se algumas das iniciativas do Gabinete de Comunicação e Imagem do IPL, na estratégia de comunicação com as IES, com enfoque nos Países e Regiões de Língua Portuguesa e com a sociedade. Conferências internacionais coorganizadas, o vídeo institucional, o website e as redes sociais, são exemplos da comunicação entre IE’S. A plataforma digital “Agenda Cultural”, mostra de eventos de iniciativa própria, ou em parceria, que integra as escolas e institutos superiores do IPL, sobretudo as de artes; e a relação com a UNISBEN – Universidade Intergeracional de Benfica, através do acolhimento e divulgação dos trabalhos artísticos, desenvolvidos por seniores locais, são alguns dos veículos de aproximação e envolvimento com a comunidade local, que fazem do Politécnico de Lisboa, um importante agente cultural da cidade de Lisboa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGlória V, Silva CS, Redondo L, Nunes M. A comunicação estratégica como fator de aproximação entre instituições de ensino superior e a sociedade: a experiência do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Lisboa. In: 9ª Conferência FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa), Brasília (Brasil), 20 a 22 de novembro de 2019.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11419
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewednopt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://www.aforges.org/wp-content/uploads/2019/12/Programa%C3%A7%C3%A3oFinal_9aConferenciaFORGES.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectComunicação estratégicapt_PT
dc.subjectConferência internacionalpt_PT
dc.subjectWeb 2.0pt_PT
dc.subjectInstituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleA comunicação estratégica como fator de aproximação entre instituições de ensino superior e a sociedade: a experiência do Gabinete de Comunicação e Imagem do Politécnico de Lisboapt_PT
dc.typelecture
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceBrasíliapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typelecturept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A comunicação estratégica como fator de aproximação entre instituições de ensino superior e a sociedade.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: