Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

A música electroacústica no ensino básico da flauta transversal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
RelatorioEstagioTatianaRosa.pdf1.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Resumo I - Este trabalho tem como principal objectivo proporcionar à estagiária um contacto com o ensino especializado da música através da observação de aulas de alunos de três diferentes graus de um professor de Flauta Transversal da Escola de Musica do Conservatório Nacional. Além da observação das aulas, a estagiária teve também a oportunidade de leccionar três aulas a cada aluno sob a orientação do professor orientador e do professor cooperante. Para um melhor conhecimento da realidade pedagógica na qual a estagiária esteve inserida, foi realizado um levantamento de dados relativamente à génese da instituição, as principais reformas e remodelações ocorridas desde a sua criação e o actual funcionamento da mesma, desde a oferta pedagógica e os regimes de frequência às estruturas de organização pedagógica e administrativa e comunidade escolar. Foram também realizadas caracterizações dos alunos em caso, com o objectivo de obter uma maior informação quanto à sua experiência e realidade sócio-­‐cultural de forma a concretizar uma análise mais informada. Após a observação das aulas foi então concretizado um relatório de estágio no qual, após levantamento bibliográfico e respectiva revisão, foi realizada uma análise crítica da actividade docente, salientando os aspectos positivos e negativos das aulas assistidas e leccionadas. Em suma, este trabalho tem como principal objectivo uma reflexão acerca da actividade docente através de um estágio e de uma investigação atenta e sistemática, recolhendo factos observados e registados por outros investigadores, bem como a sua posterior análise crítica.
Resumo II - Este estudo tem como principais objectivos averiguar se a inclusão da música electroacústica nos currículos actuais pode ter um impacto no desenvolvimento de gosto música por este tipo de repertório bem como na motivação de alunos entre os seis e os dez anos de idade e um aumento das capacidades de desenvolvimento criativo da sonoridade dos alunos através da inserção deste repertório no programa curricular dos alunos sujeitos a este estudo numa fase inicial da sua aprendizagem. A pesquisa foi direccionada de forma a proporcionar aos alunos repertório adequado às suas limitações técnicas, adicionando assim gradualmente a prática deste tipo de repertório ao seu estudo diário. Para tal, foram encomendadas obras a compositors, tendo sido estas realizadas especialmente para alunos destas idades e tendo em conta as limitações técnicas discutidas previamente com estes compositores. Recorremos também a excertos específicos de obras existentes, tendo sempre em conta as características do grupo de alunos. Estas peças foram introduzidas nas aulas dos alunos ao longo do ano lectivo e foram também organizadas sessões com estes na Escola Superior de Música de Lisboa de forma a explorar algumas peças com electrónica em tempo real com as condições mais favoráveis, onde os alunos tiveram hipótese de trabalhar obras realizadas ao longo do ano e também de realizar pequenas sessões de improvisação com electrónica. Neste estudo investigamos se a inclusão precoce deste tipo de repertório nos currículos académicos pode ter um efeito positivo não só nas preferências dos alunos em relação a este tipo de música, mas também na sua vontade de aprender técnicas contemporâneas.
Abstract I - This work aims to provide this intern a contact with specialized music teaching through the observation of the classes of three different grade students from a flute professor of the Escola de Música do Conservatório Nacional. In addition to the observation of the classes, the intern also had the opportunity to teach three classes to each student under the guidance of the mentor teacher and the cooperating teacher. For a better understanding of the educational reality in which the intern was inserted, a survey on the genesis of the institution, major renovations and refurbishments since its inception and current operation, educational provision and schemes , frequency structures of teaching and administrative organization and the school community, was performed. Characterizations were also made in the case of students, with the aim of obtaining better information about their experience and socio-­‐cultural reality in order to achieve a more informed analysis. The observation of the classes was followed by an internship report in which, after bibliographic survey and its review, a critical analysis of the teaching, emphasizing the positives and negatives aspects of assisted and taught classes was performed. In summary, this paper aims to reflect on the teaching activity through an internship and an attentive and systematic analysis of previous studies undertaken by other researchers.
Abstract II This study's main objectives are to inquire whether the inclusion of electroacoustic music in the current curricula may have an impact in developing musical taste for this kind of repertoire as well as in students’ motivation between the ages of six and ten and an creative development capability by inserting this repertoire in curriculum for students subject to this study at an early stage of their learning. The survey was targeted to provide the students repertoire suited to their technical limitations, thus adding gradually the practice of this kind of repertoire to their daily practice. To this end, works were ordered to composers, having these been made especially for students of these ages and taking into account the technical limitations previously discussed with these composers. We also resorted to specific excerpts from existing works, taking into account the characteristics of the student group. These pieces were introduced in the classes of the students throughout the school year. Sessions at Escola Superior de Música de Lisboa were also organized in order to explore some pieces with live electronics with the most favorable conditions, where the students had the chance to work some of the pieces they had work throughout the year and also to hold small sessions of improvisation with electronics. In this study we investigate whether the early inclusion of this kind of repertoire in academic curricula may have a positive effect not only on students’ preferences towards this type of music, but also on their willingness to learn contemporary music techniques.

Description

Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música

Keywords

Electroacústica Flauta Ensino Técnicas contemporâneas Motivação Electroacoustic Flute Teaching Extended technique Motivation

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa