Repository logo
 
Publication

As competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissão

dc.contributor.authorDomingos, Alexandra Margarida
dc.contributor.authorSarmento, Maria Manuela
dc.contributor.authorDuarte, Maria Manuela Rebelo
dc.date.accessioned2018-12-08T18:32:40Z
dc.date.available2018-12-08T18:32:40Z
dc.date.issued2018
dc.descriptionWorking Paper com arbitragem científicapt_PT
dc.description.abstractAs competências são uma questão significativa em contexto de educação, consequência das constantes mudanças que vão ocorrendo no ambiente empresarial. O objetivo deste estudo consiste em analisar a perceção dos estudantes finalistas dos cursos de Contabilidade do 1.º ciclo de ensino superior, quanto às competências desenvolvidas no seu percurso de formação e investigar as competências que os contabilistas certificados percecionam serem mais importantes para o exercício da profissão. A metodologia científica utilizada, baseou-se numa abordagem quantitativa, assentando no tratamento dos dados recolhidos a partir das respostas obtidas ao inquérito por questionário efetuado a 345 estudantes finalistas e a 392 contabilistas certificados. Os resultados obtidos evidenciam que os estudantes finalistas percecionam a capacidade de trabalhar em equipa como a competência geral mais desenvolvida e os contabilistas certificados percecionam a capacidade de organização como a mais importante para a atividade profissional. A compreensão da linguagem técnica é percecionada como a competência específica mais importante e mais desenvolvida na formação superior.pt_PT
dc.description.abstractThe competencies are a significant issue in the context of education, a consequence of the constant changes that are occurring in the business environment. The purpose of this study is to analyse the perception of final-year students of 1st cycle degrees of Accounting about the development of competences acquired throughout the degree they have attended and investigate the competences that certified accountants perceive to be most important for the profession. The scientific methodology used was based on a quantitative approach, based on the data collected from the responses obtained to the questionnaire survey conducted to 345 final-year students and 392 certified accountants. The results show that the finalist students perceive the ability to work as a team with the most developed general competence and the certified accountants perceive the organizational capacity as the most important for the professional activity. The understanding of technical language is perceived as the most important and most developed specific competence in higher education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.issn2184-3325
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9146
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.ispartofseriesWP;05/2018
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectEducação em contabilidadept_PT
dc.subjectCompetências em contabilidadept_PT
dc.subjectPerceção dos estudantespt_PT
dc.subjectPerceção dos contabilistas certificadospt_PT
dc.subjectHigher educationpt_PT
dc.subjectAccounting educationpt_PT
dc.subjectAccounting skillspt_PT
dc.subjectStudents’ perceptionspt_PT
dc.subjectCertified accountants’ perceptionspt_PT
dc.titleAs competências desenvolvidas no ensino superior de Contabilidade e sua importância para a profissãopt_PT
dc.typeworking paper
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceISCALpt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeworkingPaperpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
WP-201805.pdf
Size:
805.95 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: