Repository logo
 
Publication

Práticas na aula de matemática: tarefas que desafiam

dc.contributor.authorSouza, Alexandra
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.date.accessioned2022-08-12T07:52:13Z
dc.date.available2022-08-12T07:52:13Z
dc.date.issued2021
dc.description.abstractA ênfase colocada na realização de tarefas desafiantes responsabiliza o professor pela seleção, adaptação ou construção de tarefas que possam servir os propósitos de um ensino exploratório, considerando-as como oportunidades de aprendizagem oferecidas aos alunos. Neste texto analisamos as reflexões de 5 professoras do 1.º ciclo, participantes num estudo de aula, a partir das quais procuramos compreender como é que analisam tarefas selecionadas, com o critério de serem desafiantes, a partir do ponto de vista das dificuldades dos alunos e das estratégias usadas. Os dados foram recolhidos por observação participante, com gravação áudio das sessões de trabalho, recolha documental e recurso a um diário de bordo. Os resultados apontam para a importância dos enunciados das tarefas e para a antecipação de dificuldades e de estratégias como fatores determinantes no efeito da tarefa. Este processo também favoreceu a reflexão colaborativa sobre as aprendizagens dos alunos e, assim, estas professoras desenvolveram o seu conhecimento didático sobre a escolha e adaptação de tarefas, fatores que contribuíram para o seu desenvolvimento profissional.pt_PT
dc.description.abstractAbstract: The emphasis placed on performing challenging tasks makes the teacher responsible for the selection, adaptation or construction of tasks that can serve the purposes of exploratory teaching, considering them as learning opportunities offered to students. In this paper we analyze the reflections of 5 teachers from primary school, taking part in a lesson study, from which we seek to understand how they analyze tasks selected with the criterion of being challenging, from the point of view of students’ difficulties and the strategies used. Data were collected by participant observation, with audio recording of the work sessions, documentary collection and use of a logbook. The results point to the importance of the statements of the tasks and to anticipation difficulties and strategies as determining factors in the effect of the task. This process also favored collaborative reflection on students’ learning and, thus, these teachers developed their didactical knowledge about the choice and adaptation of tasks, factors that contributed to their professional development.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSouza, A., & Rodrigues, M. (2021). Práticas na aula de matemática: tarefas que desafiam. In S. Colaço, A. I. Silvestre, H. Jacinto, H. Pinto, L. Serrazina, & N. Branco (Eds.), Atas do XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 274-285). Associação de Professores de Matemática.pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-8768-71-3
dc.identifier.issn2795-5192
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14919
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherAssociação de Professores de Matemáticapt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.apm.pt/files/files/SIEM/Atas_SIEM/2021_Santarem_ATAS_XXXI_SIEM.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTarefaspt_PT
dc.subjectEnsino exploratóriopt_PT
dc.subjectEstudo de aulapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissionalpt_PT
dc.subjectTaskspt_PT
dc.subjectExploratory Teachingpt_PT
dc.subjectLesson studypt_PT
dc.subjectProfessional developmentpt_PT
dc.titlePráticas na aula de matemática: tarefas que desafiampt_PT
dc.title.alternativePractices in math classroom: challenging taskspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSantarémpt_PT
oaire.citation.endPage284pt_PT
oaire.citation.startPage274pt_PT
oaire.citation.titleAtas do XXXI Seminário de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
person.familyNameRodrigues
person.givenNameMargarida
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
274_Práticas na aula de matemática2021_Santarem_ATAS_XXXI_SIEM.pdf
Size:
280.29 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections