Repository logo
 
Publication

Audiências, consumidores e cidadãos: implicações das mudanças nas relações dos operadores de serviço público

dc.contributor.authorPicard, Robert G.
dc.date.accessioned2012-11-01T17:19:00Z
dc.date.available2012-11-01T17:19:00Z
dc.date.issued2011-03
dc.description.abstractOs media encontram-se perante um cenário muito diferente daquele que existia aquando da fundação da RTP, há 50 anos, o qual se caracterizava pela complexidade e pela turbulência do mercado. O primeiro aspecto resulta das dificuldades com as quais se debatem as empresas de comunicação, enquanto o segundo decorre da instabilidade e da falta de orientação clara nos mercados, factores que originam incerteza e riscos estratégicos. As pressões sobre os media são provocadas por cinco factores decisivos subjacentes ao desenvolvimento contemporâneo do sector: abundância de meios de comunicação; fragmentação e polarização das audiências; desenvolvimento de carteiras de produtos; erosão da força das empresas de media; e alterações de poder no processo comunicacional. O primeiro factor torna-se visível através do acréscimo dramático de tipos e unidades de media, bem como do crescimento da oferta, que excede largamente o aumento de procura em termos monetários e temporais. Dispararam a quantidade de páginas dos jornais e o número de horas diárias de emissão (tanto de rádio como de televisão) e de revistas e livros publicados. Nesta altura, as condições técnicas e económicas e as políticas públicas fomentam o aparecimento de novos fornecedores de conteúdos, aumentando, dramaticamente, a oferta de empresas.por
dc.identifier.citationPicard RG. Audiências, consumidores e cidadãos: implicações das mudanças nas relações dos operadores de serviço público. Alicerces. 2011;IV(4):33-8.por
dc.identifier.issn1645-7943
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/1869
dc.language.isoporpor
dc.peerreviewedyespor
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboapor
dc.subjectComunicação socialpor
dc.subjectTelevisãopor
dc.subjectServiço públicopor
dc.subjectAudiênciapor
dc.subjectConsumidorpor
dc.titleAudiências, consumidores e cidadãos: implicações das mudanças nas relações dos operadores de serviço públicopor
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleAlicercespor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typearticlepor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
cap02.pdf
Size:
146.39 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: