Repository logo
 
Publication

Organizadores gráficos: ferramentas essenciais no ensino e aprendizagem de matemática e de ciências físicas e naturais

dc.contributor.authorEstrela, Antónia
dc.contributor.authorFerreira, Patrícia
dc.contributor.authorLoureiro, Cristina
dc.contributor.authorSarreira, Pedro
dc.date.accessioned2023-02-02T14:06:27Z
dc.date.available2023-02-02T14:06:27Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractNeste capítulo, apresentam-se alguns exemplos de organizadores gráficos que são frequentemente utilizados no ensino e na aprendizagem de Matemática e de Ciências Físicas e Naturais, contextualizados em atividades e tarefas das respetivas áreas científicas. Além disso, discute-se a pertinência e a importância da sua utilização como potenciadores e catalisadores da aprendizagem, nomeadamente pela forma como possibilitam ao aluno uma rápida apreensão de relações entre diferentes conceitos/dados/ideias, que pela oralidade ou pela leitura seriam muito difíceis de captar e também pelo facto de proporcionarem uma maior interação com a informação, permitindo um maior controlo da própria aprendizagem. Este capítulo, conjuntamente com o capítulo seguinte, formam um todo sobre a utilização de organizadores gráficos no ensino e aprendizagem escolares em três áreas, Matemática, Ciências Físicas e Naturais e Língua Portuguesa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationEstrela, A., Ferreira, P., Loureiro, C., Sarreira, P. (2022). Organizadores gráficos: ferramentas essenciais no ensino e aprendizagem de matemática e de ciências físicas e naturais. In Dias, A., Loureiro, C. Práticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. (pp. 145-178). Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.162pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.162pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-18-3
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15466
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectOrganizadores gráficospt_PT
dc.subjectFerramenta transdisciplinarpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectRaciocíniopt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.titleOrganizadores gráficos: ferramentas essenciais no ensino e aprendizagem de matemática e de ciências físicas e naturaispt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage178pt_PT
oaire.citation.startPage145pt_PT
oaire.citation.titlePráticas de Integração Curricular nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básicopt_PT
person.familyNamePimentel Estrela
person.familyNameFerreira
person.familyNameLoureiro
person.familyNameSarreira
person.givenNameAntónia
person.givenNamePatrícia
person.givenNameCristina
person.givenNamePedro
person.identifier.ciencia-idF219-2C29-FD33
person.identifier.ciencia-id2715-4578-71B8
person.identifier.ciencia-id3A15-582E-4D92
person.identifier.orcid0000-0002-5170-4468
person.identifier.orcid0000-0003-2423-4533
person.identifier.orcid0000-0001-7343-6444
person.identifier.orcid0000-0002-5775-1820
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67
relation.isAuthorOfPublication2a8e6a5f-1da2-43db-b444-5636d20887d8
relation.isAuthorOfPublication1287fb1b-fdf2-4e7c-8784-ca0bc14ddbf0
relation.isAuthorOfPublicationf7684d65-46b2-46f9-99ca-375ffa6fe6b5
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb835277a-eb5c-408b-a6a4-ec60bf718e67

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
145_Organizadores gráficosE-book_vfinal_jan2vf.pdf
Size:
931.02 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: