Repository logo
 
Publication

Golpes de arco na aprendizagem e performance do violino: o papel dos excertos de orquestra no aperfeiçoamento da técnica de arco

dc.contributor.advisorNeto, Tiago
dc.contributor.authorDuarte, Félix Manuel Alonso
dc.date.accessioned2018-11-29T16:19:38Z
dc.date.available2018-11-29T16:19:38Z
dc.date.issued2018-07
dc.descriptionRelatório de estágio - Mestrado em Ensino de Músicapt_PT
dc.description.abstractResumo I - Por todo o seu passado histórico até aos dias de hoje, a Escola Artísitca de Música do Conservatório Nacional (EAMCN) é uma escola pública de ensino artístico que se destaca como um exemplo de excelência em Portugal e como uma das principais e mais ativas referências no panorama da formação musical. Para além de toda a apresentação e caracterização que será feita desta instituição, o objetivo deste trabalho irá também debruçar-se sobre a prática de ensino desenvolvida na classe da professora Joana Cipriano com três alunos de graus de ensino contrastantes (4º ano de escolaridade/iniciação, 2º e 8º graus), da qual fui ouvinte e observador. De acordo com a evolução e características singulares de cada aluno avaliadas ao longo do ano no âmbito do estágio, haverá lugar para uma reflexão e consequentes conclusões sobre toda a atividade analisada durante os vários momentos, tanto no que diz respeito ao trabalho desenvolvido pela professora, como pelos alunos. Por último, e talvez o mais importante, partilharei a experiência que vivi também como professor com estes alunos e os resultados, que obtive com os contributos que pude oferecer nas três aulas leccionadas durante o ano letivo inteiro.pt_PT
dc.description.abstractResumo II - A investigação que irei desenvolver terá como objetivo a abordagem aos vários golpes de arco que são executados e praticados na aprendizagem violinística e, em particular, a contribuição que a prática de excertos de orquestra pode oferecer para o estudo da técnica de arco. Concretamente, será uma forma mais aprofundada de conhecer melhor todo o tipo de golpes de arco que podemos usufruir na prática violinística e poder entender mais pormenorizadamente como funciona a sua mecânica. Em relação à prática de excertos de orquestra, procurarei explorar se esta pode (ou não) influenciar no aprimoramento da técnica de golpes de arco e que impacto poderá ter na evolução do aluno. Para enriquecer esta pesquisa serão realizadas entrevistas a violinistas profissionais (portugueses e estrangeiros), solistas, instrumentistas de orquestra e professores de violino de diferentes níveis de ensino. Para complementar a investigação, serão também levantados dados, por inquérito, dirigidos a professores e alunos de algumas escolas e conservatórios de música do país, relativos à importância que é dada ao estudo e prática dos golpes de arco. A partir das opiniões e resultados das entrevistas e inquéritos realizados será feita uma reflexão final onde se apontarão as principais conclusões do estudo. Este trabalho destina-se, não só aos alunos iniciantes e aos que ainda procuram melhorar a sua técnica de mão direita no que toca ao domínio dos golpes de arco, mas também a todos os professores que diariamente refletem sobre a melhor maneira de ensinar e melhorar a forma como transmitem o conhecimento relativo à abordagem de um domínio sólido dos golpes de arco.pt_PT
dc.description.abstractAbstract I - For all its historical past to the present day and its geographical location, EAMCN is a public school of artistic education that stands out as an example of excellence in Portugal and as one of the most active references in the panorama of music education. In addition to all the presentation and characterization that will be made of this institution, the objective of this work will also cover the teaching practice developed in the class of the teacher Joana Cipriano with three students of different levels of education (4th year of school/initiation, 2nd and 8th degrees), of which I was both a listener and an observer. According to the evolution and unique characteristics of each student evaluated throughout the year within the scope of this internship, there will be room for a reflection and consequent conclusions about all the activity analysed during the various moments, both with respect to the work developed by the teacher, as well as by the students. Last but not least, I will share the experience that I also lived as a teacher with these students and the results I got from the contributions I was able to offer with only the three classes that I taught during the entire school year.pt_PT
dc.description.abstractAbstract II - The research that I will develop will aim at the approach to the various strokes that are performed and practiced in violin learning and in particular the contribution that the practice of orchestral excerpts can offer for the study of bow strokes. Concretely it will be a more in-depth way to better know the different types of bow strokes that we can apply in the violinistic practice and to be able to understand in more detail how its mechanic works. Regarding the practice of orchestral excerpts, I will try to explore whether this may (or may not) influence the improvement of the bowing technique and what impact it may have on the progresso of the student. To enrich this research, interviews will be conducted with professional violinists (portuguese and foreigners), soloists, orchestra instrumentalists and violin teachers from different levels of education. To complement the research, will also be collected by survey, directed to teachers and students of some music schools and conservatories in the country, regarding the importance that is given to the study and practice of bow strokes. Based on the opinions and results of the interviews and surveys carried out, a brief final reflection will be made so that some conclusions may be drawn up. This work aims not only at beginning students and those who still seek to improve their right-hand technique in the field of bow strokes, but also to all the teachers who search every day on the best way to teach and improve the way they pass the knowledge regarding to a solid domain of bow strokes.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.tid202035301
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/9113
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboapt_PT
dc.subjectViolinopt_PT
dc.subjectTécnica de arcopt_PT
dc.subjectGolpes de arcopt_PT
dc.subjectExcertos de orquestrapt_PT
dc.subjectViolinpt_PT
dc.subjectRight hand techniquept_PT
dc.subjectBow strokespt_PT
dc.subjectOrchestral excerptspt_PT
dc.titleGolpes de arco na aprendizagem e performance do violino: o papel dos excertos de orquestra no aperfeiçoamento da técnica de arcopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.titleGolpes de arco na aprendizagem e performance do violino: o papel dos excertos de orquestra no aperfeiçoamento da técnica de arcopt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
RE-Félix Duarte.pdf
Size:
4.75 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: