Repository logo
 
Publication

Estudo da exposição da população a poluentes do ar nos transportes em ambiente urbano: artigo de revisão

dc.contributor.authorCorreia, Ana Margarida
dc.contributor.authorCosta, Cristiana
dc.contributor.authorGonçalves, Dalila
dc.contributor.authorHenriques, Gonçalo
dc.contributor.authorCorreia, C.
dc.contributor.authorAlmeida, Susana Marta
dc.date.accessioned2021-12-30T11:01:40Z
dc.date.available2021-12-30T11:01:40Z
dc.date.issued2021-05
dc.descriptionProjeto FCT_ ExpoLIS (Lisboa-01-0145-FEDER-032088)pt_PT
dc.description.abstractA poluição do ar é provocada por diversos fatores antropogénicos e tem consequências para a saúde humana. Os veículos motorizados constituem uma das principais fontes antropogénicas de emissão de poluentes atmosféricos. O monóxido de carbono, a matéria particulada e os óxidos de azoto são alguns dos principais poluentes responsáveis pela degradação da qualidade do ar em meios urbanos. Os transportes mais utilizados nas grandes cidades em Portugal são o autocarro, a bicicleta, o carro e o metro. Através de uma revisão de estudos de vários locais do mundo verificou-se que o carro e o metro são os transportes que apresentaram as maiores concentrações de poluentes atmosféricos, enquanto no autocarro se detetaram as menores concentrações em relação a todos os poluentes analisados. As elevadas concentrações de cada poluente estão dependentes de diferentes fatores, como o aumento da densidade do tráfego, a localização dos tubos de escape dos veículos, as condições de ventilação, o desgaste dos pneus, das rodas nos carris do metro e do sistema de travagem, a proximidade das ciclovias à faixa de rodagem, entre outros. Também se verificou que a bicicleta é o meio de transporte que envolve as maiores doses inaladas, embora seja o meio de transporte mais benéfico para a saúde. É, portanto, necessário definir adequadamente a localização das ciclovias e adotar medidas, como a utilização de barreiras entre a faixa de rodagem e as ciclovias.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT - Air pollution is caused by several anthropogenic factors and has consequences for human health. Motor vehicles are one of the main sources of anthropogenic emissions of atmospheric pollutants. Carbon monoxide, particulate matter, and nitrogen oxides are some of the main air pollutants responsible for the degradation of the air quality in urban areas. The transport most used in major cities in Portugal are bus, bicycle, car, and subway. Through a review of studies from various parts of the world, it was found that the car and the subway are the transports with the highest concentrations of atmospheric pollutants, while the bus was the transport with the lowest concentrations in relation to all the pollutants analyzed. High concentrations of each pollutant are dependent on different factors such as increased traffic density, location of the exhaust pipes of vehicles, the ventilation conditions, wear of the wheels of the rail and the braking system, the proximity of bicycle paths to traffic lanes, among others. It was also found that the bicycle is the means of transport that involves the highest inhaled doses, although it is the most beneficial means of transport for health. It is, therefore, necessary to properly define the location of bike paths and adopt measures such as the use of barriers between the roadway and bike paths.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationCorreia AM, Costa C, Gonçalves D, Henriques G, Correia C, Almeida SM. Estudo da exposição da população a poluentes do ar nos transportes em ambiente urbano: artigo de revisão. Saúde & Tecnologia. 2021;(25):38-47.pt_PT
dc.identifier.doi10.25758/set.2279pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14119
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboapt_PT
dc.relationExpoLIS (Lisboa-01-0145-FEDER-032088)pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://web.estesl.ipl.pt/ojs/index.php/ST/article/view/2279pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_PT
dc.subjectSaúde ambientalpt_PT
dc.subjectMovimentos pendularespt_PT
dc.subjectExposição ambientalpt_PT
dc.subjectQualidade do arpt_PT
dc.subjectPoluição do arpt_PT
dc.subjectDose inaladapt_PT
dc.subjectEnvironmental healthpt_PT
dc.subjectCommutingpt_PT
dc.subjectHealth exposurept_PT
dc.subjectAir qualitypt_PT
dc.subjectAir pollutionpt_PT
dc.subjectInhaled dosept_PT
dc.subjectExpoLIS (Lisboa-01-0145-FEDER-032088)pt_PT
dc.titleEstudo da exposição da população a poluentes do ar nos transportes em ambiente urbano: artigo de revisãopt_PT
dc.title.alternativeStudy of population exposure to air pollutants in transport in an urban environment: review articlept_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage47pt_PT
oaire.citation.issue25pt_PT
oaire.citation.startPage38pt_PT
oaire.citation.titleSaúde & Tecnologiapt_PT
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Estudo da exposição da população a poluentes do ar nos transportes em ambiente urbano_artigo de revisão.pdf
Size:
486.8 KB
Format:
Adobe Portable Document Format

Collections