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O contributo do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.advisorCaseiro, Ana
dc.contributor.advisorValente, Bianor
dc.contributor.authorFaustino, Gonçalo Gonçalves
dc.date.accessioned2025-02-05T15:00:28Z
dc.date.available2025-02-05T15:00:28Z
dc.date.issued2024-12-19
dc.descriptionRelatório de Prática de Ensino Supervisionada apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
dc.description.abstractO presente relatório é escrito no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, que integra o plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico. O relatório engloba uma investigação que decorreu durante a prática supervisionada, que dá nome ao relatório. O estudo intitula-se, assim, «O contributo do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos» e teve como norteadora a problemática: De que forma o trabalho colaborativo, a pares, promove o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos?. Aliadas à problemática identificada, surgiram duas questões de investigação: (i) Que estratégias são utilizadas por alunos do 4.º ano para resolver problemas matemáticos individualmente, antes e depois do trabalho em colaboração, a pares?; e (ii) Que representações são utilizadas por alunos do 4.º ano para resolver problemas matemáticos individualmente, antes e depois do trabalho em colaboração, a pares? O processo investigativo aproximou-se de um estudo de caso múltiplo (do qual constam dois casos), assente num paradigma interpretativo. Os dados que permitiram responder à problemática e às questões investigativas foram recolhidos através da observação não-participante e da aplicação de testes para recolha de produções dos alunos. Os resultados e conclusões, que partem da análise e discussão dos dados, sugerem, nas condições em que os testes foram aplicados, que o trabalho colaborativo não influencia o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos, uma vez que poucos alunos utilizaram diferentes estratégias e representações entre as fases inicial e final do estudo.por
dc.description.abstractABSTRACT This report was developed as part of the Supervised Teaching Practice II course, included in the second year of the Master’s Degree in Teaching for the 1st Cycle of Basic Education and Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. The report describes a study conducted during the supervised practice, titled "The contribution of collaborative work to the development of strategies and representations in solving mathematical problems." The main research question was: How does collaborative work in pairs promote the development of strategies and representations in solving mathematical problems? Two additional questions guided the study: (i) What strategies do 4th-grade students use to solve mathematical problems individually, before and after working in pairs?; and (ii) What representations do 4th-grade students use to solve mathematical problems individually, before and after working in pairs? The study followed a multiple case approach (two cases) within an interpretative framework. Data was collected through non-participant observation and tests to analyze the students' work. The results suggest that, under the conditions of the study, collaborative work did not significantly influence the development of strategies or representations in solving mathematical problems. Few students showed changes in the strategies or representations used between the initial and final phases of the study.eng
dc.identifier.citationFaustino, G. G. (2024). A Educação Artística e as representações sociais nos filmes de animação: análise a partir de um programa televisivo de Vasco Granja (Dissertação de mestrado não publicada). Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação, Lisboa Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/21381
dc.identifier.tid203804279
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21381
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherInstituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Educação de Lisboa
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectTrabalho colaborativo
dc.subjectResolução de problemas
dc.subjectEstratégias
dc.subjectRepresentações matemáticas.
dc.titleO contributo do trabalho colaborativo para o desenvolvimento de estratégias e representações na resolução de problemas matemáticos
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_be7fb7dd8ff6fe43
thesis.degree.nameEnsino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico

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