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A sedução do storytelling: retórica e poética ou a magia na publicidade

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Comunicação
datacite.subject.sdg04:Educação de Qualidade
dc.contributor.authorVerissimo, Jorge
dc.contributor.authorSousa, Vanda de
dc.date.accessioned2025-06-16T13:26:00Z
dc.date.available2025-06-16T13:26:00Z
dc.date.issued2025-05-29
dc.description.abstractAbordamos a interseção da retórica e da poética na publicidade contemporânea, considerando a sua pertinência enquanto ferramenta promotora de comportamento ético e sustentável numa campanha publicitária. O estudo resulta da docência da Unidade Curricular (U.C.) de Narrativas & Storytelling, do mestrado em Publicidade e Marketing da E.S.C.S. – I.P.L., pelo que se procederá a uma leitura crítica aplicada com base em alguns dos trabalhos dos mestrandos. Evidenciaremos o impacto social e a eficácia de narrativas publicitárias com consciência ética na sociedade de (des)informação face à necessidade de repensar práticas e impactos sociais, demonstrando que a U.C. capacita os alunos para tal. Através do estudo da retórica clássica, e dos conceitos de storytelling e de estratégias crossmedia, os alunos são preparados para aplicar os princípios poéticos aristotélicos na criação de narrativas cativantes e alertados para a importância do storytelling no envolvimento do público. Lançamos, ainda, o repto para a adoção do conceito de Ética como fundante do ser/estar no mundo em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (O.D.S.) da agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (O.N.U.).por
dc.description.abstractABSTRACT: We address the intersection of rhetoric and poetics in contemporary advertising, considering its relevance as a tool for promoting ethical and sustainable behavior. This study stems from the teaching of the course unit (C.U.) Narratives & Storytelling in the master’s program in Advertising and Marketing at E.S.C..S – I.P.L. Consequently, a critical applied analysis of the students’ work will be conducted. We will highlight the social impact and effectiveness of this strategy in promoting ethically conscious advertising narratives in the age of (mis)information, emphasizing the need to rethink social practices and impacts, thereby demonstrating that the C.U. equips students for this purpose. Through the study of classical rhetoric, storytelling, and crossmedia strategies, students are prepared to apply Aristotelian poetic principles in the creation of captivating narratives and are made aware of the importance of storytelling in engaging audiences. Hence, we underscore the relevance of the discipline and issue a call for the adoption of the concept of Ethics as foundational to being in the world, in alignment with the Sustainable Development Goals (S.D.G.s) of the United Nations’ 2030 agenda.eng
dc.identifier.citationVeríssimo, J., & Sousa, V. (2025). A sedução do storytelling: Retórica e poética ou a magia na publicidade. Estudos em Comunicação, (40), 195-213. DOI: 10.25768/1646 - 4974n40a11
dc.identifier.doi10.25768/1646 - 4974n40a11
dc.identifier.issn1646-4974
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/21927
dc.language.isopor
dc.peerreviewedyes
dc.publisherLabCom
dc.relation.hasversionhttps://ojs.labcom-ifp.ubi.pt/ec/article/view/1543/1088
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
dc.subjectRetóricapor
dc.subjectPoéticapor
dc.subjectStorytellingeng
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectÉticapor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectRhetoriceng
dc.subjectPoeticseng
dc.subjectAdvertisingeng
dc.subjectEthicseng
dc.subjectSustainabilityeng
dc.titleA sedução do storytelling: retórica e poética ou a magia na publicidadepor
dc.title.alternativeThe seduction of storytelling: rhetoric and poetics or the magic in advertisingeng
dc.typeresearch article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage213
oaire.citation.issue40
oaire.citation.startPage195
oaire.citation.titleEstudos em Comunicação
oaire.versionhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
person.familyNameVerissimo
person.givenNameJorge
person.identifier.orcid0000-0001-8045-4114
relation.isAuthorOfPublication51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery51cef9af-7b23-4dfc-8fb9-a8ea352f7d40

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