Repository logo
 
Publication

A importância das histórias na educação pré-escolar

dc.contributor.advisorSilva, Mary Katherinept_PT
dc.contributor.authorFélix, Mónica Isabel Vitorino
dc.date.accessioned2016-02-13T15:34:41Z
dc.date.available2016-02-13T15:34:41Z
dc.date.issued2015-12
dc.descriptionRelatório da Prática Profissional Supervisionada Mestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT
dc.description.abstractO presente relatório surge no decorrer da minha Prática Profissional Supervisionada nos dois contextos da educação pré-escolar: creche e jardim-de-infância. Tem como objetivo a análise e reflexão da minha intervenção nestas duas valências, bem como a relação dessa mesma reflexão com a problemática emergente durante a minha intervenção. A problemática acima referida debruça-se sobre a importância das histórias na educação pré-escolar, passando por ser abordado o papel do educador de infância e da família na leitura de histórias, mas também a relação das crianças com o livro de histórias. Através das histórias, as crianças desenvolvem o gosto pela leitura, a imaginação, a concentração e é, ainda, estimulado o seu espírito crítico. Assim, o educador de infância, criterioso e consciente, exerce, neste contexto, um papel fulcral, uma vez que deve selecionar livros adequados à faixa etária e aos interesses das crianças, com o intuito de permitir também, através da leitura das histórias, momentos de aprendizagem. No fim deste relatório, estão as considerações finais, item referente à minha reflexão sobre as conquistas e fragilidades sentidas durante esta intervenção. Para além disso, faço referência, ainda, às minhas conceções enquanto futura profissional de educação de infância.pt_PT
dc.description.abstractABSTRACT This descriptive report surged from my Professional Supervised Practice in two contexts of preschool: nursery school and kindergarten, having as objective analyze and reflect about my intervention in both contexts, which also correlates with an emerging problem while on practice. That problem focuses on the importance of stories in preschool, addressing the role of kindergarten teacher and family at reading stories, but also the relationship of children with stories book. Through the stories, children develop the flavor of reading, imagination, concentration and arouse the critical spirit. Meaning, the thoughtful and conscious kindergarten teacher has a crucial role, as he needs to choose the books according to the age-group and children preferences, to transmit while reading stories learning moments. On this descriptive report, I have present all the final thoughts, on which I reflect about my achievements and weaknesses felt on this intervention. In addition, also gave the importance of my concepts as a future kindergarten professional teacher.en
dc.identifier.tid201363364pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/5672
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectHistóriaspt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectEducador de infânciapt_PT
dc.subjectPre-primary educationen
dc.subjectStoriesen
dc.subjectReadingen
dc.subjectKindergarten teacheren
dc.titleA importância das histórias na educação pré-escolarpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A importância das histórias na Educação Pré-Escolar.pdf
Size:
2.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: