Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Cidadania fiscal: Um modelo de ensino

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_Defenitiva_-_Catia_Saragaco.pdf1.05 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A fiscalidade está presente direta e indiretamente na vida de cada cidadão, sem nos apercebermos lidamos com impostos desde que nascemos. É certo que numa fase inicial o contacto com os mesmos é por via dos nossos pais e familiares mais próximos. Se pensarmos na relação que temos com os impostos e com a fiscalidade talvez fiquemos logo com uma ideia negativa quanto aos mesmos, pois desde cedo é atribuída uma conotação negativa e por vezes erradas do papel que estes desempenham na sociedade, derivada da desinformação que ouvimos. É certo que nunca ninguém gostou de pagar impostos, e estes já remontam ao tempo dos reis, mas também sabemos que deve ser transmitido conhecimento relativamente à sua importância, ao seu papel fundamental, o seu objetivo e como funcionam, tópicos que se pretende abordar ao longo do presente estudo, e que se pretende conseguir inserir num Modelo a ser transmitido para os mais jovens adaptados a cada faixa etária de modo a que o contacto com os impostos seja natural e positivo desde cedo, podendo ser aprofundado e desenvolvido ao longo do percurso escolar que se encontra implementado em Portugal, de forma a introduzir a Cidadania Fiscal nas escolas. É necessário transmitir conhecimento e criar Cidadania Fiscal, de forma a trazer algum conforto à convivência com os impostos e consequentemente uma diminuição da evasão e fraude fiscal.
Taxation is present directly and indirectly in the lives of each citizen, without us realizing it we have been dealing with taxes since we were born. It is true that at an initial stage, contact with them is through our parents and closest family members. If we think about the relationship we have with taxes and taxation, perhaps we will soon have a negative idea about them, as from an early age a negative and sometimes wrong connotation is attributed to the role they play in society, derived from the misinformation we hear. It is true that no one has ever liked paying taxes, and they date back to the time of kings, but we also know that knowledge has never been transmitted regarding their importance, their fundamental role, their objective and how they work, topics that we intend to address in the throughout this study, and the aim is to be able to insert it into a model to be transmitted to younger people adapted to each age group so that contact with taxes is natural and positive from an early age, and can be deepened and developed along the way school that is implemented in Portugal, in order to introduce Tax Citizenship in schools, it is necessary to transmit knowledge and create Taxc Citizenship, in order to bring some comfort to coexistence with taxes and consequently a reduction in tax evasion and fraud.

Description

Keywords

Impostos Fiscalidade Cidadania fiscal Evasão fiscal Fraude fiscal Taxes Taxation Tax citizenship Tax evasion Tax fraud

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue